sábado, 30 de novembro de 2019

Uma Carona Sinistra ?

Uma Carona Sinistra ? texto do Adilson Tadeu Machado De manhãzinha abri ao “zap-zap”, meu Amigo, anunciava o falecimento de um ente querido. Velório seria, naquela capela mortuária, perto do trabalho. Naquela rua central, o cemitério fica na rua, com o nome do Pai de Jesus ! Aliás este Amigo, morou naquela rua. Ele é daqueles Amigos, que riem de sua estórias, mesmo que não sejam engraçadas ... que verte lágrimas quando se fala de coisas tristes de crianças, de seres humanos, de animais...não é que chore à tôa...ele chora com você, ele sempre ajuda na “produção” ! Pensei...na hora almoço...vou lá ! Dar meu abraço ! Novembro já temos aquele calorão...apesar de não ser longe, fui de fusca ! Na rua com o nome do Pai de Jesus, não achei vaga para estacionar...todos querem usufruir da gratuidade divina, ali a Prefeitura, ainda não colocou placas de “área azul” . Bem o jeito é encarar...passei da capela e subi à rampa que acesso, ao Cemitério que tem nome do Pai de Jesus ! O calorão...dava para ver as “ondas calorentas”, pulando do aslfalto preto...pouca sombra para deixar o fusca ! Achei “meia” sombra, botei capôt do fusca ali...já refresca um pouco.Tumbas e cruzes pela ladeira. O cemitério está numa encosta, acho que o inclinômetro mede uns 75 graus...vieram na lembrança, as inúmeras vezes que lá estivemos para o último Adeus ! Depois de certa idade, as vezes a frequência é maior do que festa de aniversário ! Lembrei de uns 30 anos atrás , ajudei empurrar o caixão de “milico de alta patente” (sou milico de média patente – falo com conhecimento). O “cara” deixou escrito que não queria ficar nas covas , muito próximo da rua ,porque tinha pavor de enchente...pode ? Trabalhava muito nas enchentes com o Batalhão. “Quero ficar no tôpo da “rampa”... mais perto do céu” Também era um dia de calor, sem a tecnologia de hoje, (carrinho que puxa) na capela me apresentei como voluntário, levar o caixão...não conhecia a rampa ! Misericórdia, quando chegamos na cova, eu não sabia se deitávamos o caixão ou deitávamos nós...ave maria ! Milico de ordens extravagantes ! Ordens são ordens! Assim conjeturando...fui descendo à ladeira...calor, calor...eis que de repente: “tótótótó... bip - bip ...Oi Doutor ! Quer carona? Cidadão uniformizado, roupa de brim grosso, cor cinza, moto prêta ! --- Moto Táxi ? Perguntei ? ---- Não...sou “coveiro” ! (“ops ! pensei comigo...carona prá onde ?”) ...vai “prás capelas?” - Vou ! - Pula aí na garupa ! Escapa da ladeira “quebra-coxa” ! - Por que “quebra-coxa” ? - Olha “Doutor” ...o limo aqui cresce dia de chuva, e normaço do calor e sombra e fica escorregando...velho (velho? ) cai aqui, rola, quebra a coxa e não demora prá chegar na capela e de caixão , tá ? (O cara sabe que fratura de ossos longos é causa de mortalidade alta em idosos...bem, é do ramo né ?) - “Tá” – Respondi ! Quem sou eu prá duvidar ? Pulei na garupa, pensando ... “Meu Deus...pensei que já tinha passado por tudo” . Arreparei que nas costas do uniforme, tinha uma estampa de cruz arredondada, daquela de “portão da Cruz das Almas” e o Slogan: “Sigamos em Paz !” Credo ! Nunca tinha andado de “Moto-Carona-Coveiro” ...descemos ladeira abaixo com direito à emoção e um forte cheiro de rosas ! Freiada meia brusca na frente da capela, com direito à esbarrão, quase caio e ele grita ! “Capitão Adilson ! Estou lhe devolvendo o favor de no quartel, ter me curado de “furúnculo” com “Benzetacil”...fiquei bom, mas “doeu prá caral....” Ex- Soldado do 23.BI lá se vão 35 anos...uia ! Entrei na Capela, velório em andamento, achei o Amigo e o Primo, tomando café com cuca. Blumenau é assim, café com cuca de banana ao meio dia, no pequeno refeitório anexo. Perguntei se tinha leite quente... “não mas tem micro-ondas , quer que esquente” ? (Micro-ondas? Em cemitério? brrrr) - Não precisa ! - Meu amigo, olhando meu “suador”, disparou ? Veio a pé ? - Tá com cara de doente ! - Amigo, depois lhe conto, é um misto de Benzetacil, com carona de moto de coveiro, uma conjunção de fatores ...Na saída, ouvi o tótótó...bip bip...”Doutor vai subir? - Vou sim ! Mas vou a pé ! Sou corredor, preciso de exercício, tá ? - Meu motociclista lúgubre, subia com duas “coroas de flores”, penduradas no pescoço, atravessadas tipo faixa de miss universo, a lá Fittilpaldi após vitória em Indianápolis...pensei comigo... “aquele odor de rosas...credo !” Benzetacil nele !