sábado, 13 de fevereiro de 2021

Texto de Adilson Tadeu Machado - médico

“Herr Wilson” e o L.O.C. da AMWAY. Em 1994, conheci o famoso Plano da Amway. Empresa de Vendas diretas, ( Network Marketing), instalada no Brasil desde 1991. Eram tempos de U$ 1,0 = R$ 1,0. Seus produtos, até hoje vendidos aqui, via internet, são de uma qualidade exuberante. O L.O.C. (Limpador Orgânico Concentrado), você com 1 litro, dilui em água e faz 100 litros. Economicamente viável e imbatível lava louças, pisos, azulejos, etc. é o produto Nr 01 da empresa nas vendas e que a lançou naquele sistema , por todo o mundo. Nos países onde se instalaram, nunca recuaram e são sucesso nas vendas diretas. Na demonstração que assisti, conheci o “Wilson”, de origem germânica, o “alemão de Indaial” era um “figurraço”. Amigo de todos, bonachão, sorridente, sempre pronto a nos fazer rir, contar suas adversidades com um humor inigualável. Ao discorrer os “causos”, o fazia, com acentuado sotaque germânico para tornar mais peculiar, como nossos amigos humoristas, da região Willy e irmão. Wilson, tem uma estatura de aproximadamente 1,90, loiro, típico Indaialense, sempre alegre ! Relatou-me: “ - Herr Doktor Adilson. Lá nos fundos do “Indaial”, fomos “mopar” (Mostrar o Plano da Amway) a uns colonos, agricultores no interior. Eu e meu primo Sidney (Baixinho). Em casa ensaiamos tudo em Alemão. Simulamos uma mancha numa tábua, feita com tinta de pincel atômico azul e fizemos o teste. O L.O.C. limpou tudinho, uma maravilha. À noite, vestimos nossos ternos e gravatas. Levamos o quadro branco para demonstração, pincéis atômicos etc e o Kit Amway com o LOC. As 19 horas chegamos no sítio, nosso contato já estava lá, “segurando”, nosso “futuros clientes”. Nós chegando paramentados para nossa primeira exibição, em Alemão ! Nosso contato lá, já havia providenciado, não ter “distrações” na sala da casa (gatos, crianças, cachorros, etc...) tudinho como manda o protocolo de vendas. Nossos “futuros clientes” residiam em uma casa antiga de madeira. Paredes pintadas. - Herr Doktor Adilson – o combinado com meu primo Sidney, meu ajudante, era que enquanto eu apresentasse o Plano, no quadro, ele faria na parede, em algum lugar, uns riscos com o pincel atômico, para nossa apresentação de “grrrann finále” . Nós só tínhamos um pincel. Quando compramos o quadro da PRONET (empresa do treinamento), Só sobrou dinheiro para comprar aquele pincel. Lancei meu “Deutsche crioulo” e mandei brasa nos cálculos, no quadro branco que montara ao lado da janela. - Herr doktor, eu tava nervoso, mas fui....! Meu primo Sidney, (como eu usava o único pincel), estava fazendo “mancha” na “parrede”, com sua “caneta esferrogrráfica”, riscos como se fossem os “netinhos” da família dos nossos “futurros clientes” ! Herr Doktor...eu não sabia que meu prrimo Sidney “era tão “buro” ! Terminado o “Blá-blá” em “alemón” partí para destrruir a “mancha” que o “fdp” do prrimo “fizerra na parrede”. Agorra eu entendia o “porrquê” Dona Frida, não “prrestava atençón no meu quadro” . O Sidney tinha riscado uma tábua pela metade, com caneta “bic”. Ao passarr o LOC, a tinta da caneta, saía sim...mas junto saía a tinta da parrede...foi uma “tragédia”...o tamanho do “estrrágo” que fizemos na parrede. Dona Frida, descontrrolada em “alemón” , disse tanto “palavrrón” que não sei traduzir...foi acalmada, com muita “argumentazón” ...de que voltarríamos dia seguinte, para “repintarr à parrede” ! Voltamos, não tivemos sucesso... repintamos a “parrede toda” ... porque o “tom” do Azul não “erra do mesmo tão” ... foram duas “demons” (demãos) e um lata “grrande” de tinta, que a sogrra comprrou para nós...(não tínhamos dinheirro) . A sogrrona me fez cortar pasto das vacas “trrês” semanas, parra pagar o empréstimo. Esta foi nossa estrréia de Distribuidorrr Amway em Alemón ! - Mas Herr Wilson ... eles compraram o LOC ? - Nein, Nein herr doktor... nunca mais voltamos lá...(gargalhadas em “alemón”) . Dona “Frrida” ameaçou que “querria toda a casa pintada”...ia falarr com advogado...Mein Got !