domingo, 20 de junho de 2021
Adilson - texto
Pedro Kuhl...
Conheci “Sêo” Pedro,uns 70 anos ou mais, vendendo trimania, num banco de madeira, defronte à lanchonete Sônia, na rua Floriano Peixoto, esquina com a Sete de Setembro !
Aquele sorriso alegre, brincalhão, pitava seu cigarrinho, mas escondia atrás, para “não atrapalhar ao cliente. Irritava-se com motoristas jovens, com som alto, estas músicas e caixas de som que vibram tudo, ele virava-se para o motorista e mostrava o dedo indicador, quase fechando com o polegar e bradava: “você é pitoco né ? “Só pode ser pinto pequeno, prá ter que fazer este tipo de propaganda, né “dr” ? - É “sêo Pedro” ! ( Nunca ousei discordar ! ) “Pitocos mesmo” !
Contava ter sido colaborador das Lojas Probst, onde se aposentou... “sabe né “dr”, a “mixaria” de aposentadoria, não dá para comprar meus “CDs” de “bang-bang”, filmes de faroeste que adorava e curtia muito. Adorava falar em John Wayne, Burt Lancaster, Randof Scott, discorrer sobre filmes de cowboys e índios. Falávamos de “gibis”, pegadinhas como: “como era o nome do cachorro do Fantasma ? “Capeto” ! Como era o nome da noiva do Fantasma ? “Narda” ! “Huguinho, Zezinho e Luizinho...qual gibi ? “Pato Donald” ! Quem tinha a moedinha Nr 1 ? Tio Patinhas ! Quem era o primo do Donald, esnobe ? “Gastão” ! No filme “Fugindo do Inferno”, que era o motociclista ? “Steve Mcqueen” !
Como era o nome do amigo índio do Zorro ? “Tonto”, como era o nome do cavalo do Tonto ? “Escoteiro” !
Como era o nome do amigo marciano, do Bolinha, que tinha cinto voador ? “Nino” !
Dr Adilson, este presente é para você, o livro “História do Padre Pio” ! Leia, tem algo a ver com você !
- Pensei que o Sr fosse Luterano !
- Sou de toda religião que Tem Deus !
- 0brigado amigo, vou ler sim ! Assim conheci “Padre Pio”, canonizado e tornado Santo por João Paulo II ! Possui seu santuário em “San Giovanii Rotondo”, na Itália e recebe peregrinos do mundo todo, construiu um hospital no meio do “nada”, com especialidades e voluntários do mundo todo ! Há filmes sobre sua história e memoráveis feitos, considerados fenômenos. Possuía estigma nas palmas das mãos, como os ferimentos de Cristo na Cruz. Ele recebeu Karol Woytilla ainda seminarista e previu: “você será Papa !”. Assim no “alemão avermelhado da face” de Pedro Kuhl, fumante inveterado, fiz um amigo por mais de 7 anos. Mudou seu lugar de vendas, para esquina da rua Floriano Peixoto com a XV de Novembro, ao lado da “moça que vende xurros”, só trabalhava 6ª feira e sábado, “tem mais movimento “dr”, resto da semana fico vendo os “CDs” de faroeste e filmes antigos que compro nas Lojas Americanas ! É suficiente para curtir à vida ! Vivia com um filho adolescente, depois adulto ! Não gostava muito de falar de um casamento que não dera certo ! Nos encontrávamos aos sábados, comprava o bilhete da Trimania eu brincava: “Se Padre Pio nos ajudar a ganhar, vou levar o Sr no Santuário dele !” . Não “dr”, preciso arrumar meus dentes antes ! “E Padre Pio não ajuda assim, bilhetes de loteria ele não benze ! Melhor não pedir pra ele “! Fato curioso descrito no livro... ríamos muito ! Na pandemia ele sumiu...soube por colegas que tinha receio de se contaminar ! Outro dia, perguntei à “moça dos churros”. Cadê Sêo Pedro ? - Olha “dr”, ele faleceu ! Levei um “choque”... o que aconteceu ? Encontraram-no morto no leito, “morreu dormindo”, parece que foi o Coração !
Neste dia de sábado, caminhava com o Amigo Zé Pfau...foi um resto de caminhada triste, lembrando causos e fatos que tive com o nobre Amigo. Manuseio ao livro do Padre Pio. Hora de reler !
Lembrei do grito do Zorro: “Aiooooo Sillllver”, fazendo o cavalo “Silver” empinar ! Amigo “Sêo Pedro” ! Esta é minha homenagem, você deixou muita saudade ! Que você tenha encontrado Padre Pio e desfrute de grande Amizade !