domingo, 2 de julho de 2023

texto ADILSON

Meios de Fortuna... Sábado cedinho o saudoso Joel Toledo dos Santos, no seu fusca 4 portas, apanhou-me no meu endereço. Cada 2 meses em Florianópolis, tínhamos sessão no sábado de manhã. Eu na Comissão de Constituição e Justiça, ele na de Economia e Administração. Acontece que não se pode transigir tradições. Terno e gravata preta. Sem isto... não entra...na pressa só percebi chegando lá...eu havia esquecido à gravata. - Pô Joel...você não me avisou! - Pô Adilson... pensei que tava no seu bolso ou na pasta...saco! Saco digo eu...Joel! Tentamos passar a lábia no porteiro. - Não senhores ! Não entra sem gravata preta! - Sêo Adilson ...qual o seu cargo ? - Orador ! - Pior ainda, o Sr tem função de Guarda da Lei ! Ao lado da mesa da Presidência! Não pode sem gravata preta! Tradições de 300 anos...não se quebra ! Joel entrou... tempo esvaindo...fui no banheiro, tirei minha meia preta do pé esquerdo ...fiz um nó...usei clips metálico...aqueles para prender folhas de papel, ajustei à meia no colarinho, entrei ...passando rápido...o porteiro berrou ...e a gravata ? Levantei o polegar... positivo... ele olhou de relance, respondeu positivo com o polegar dele, apressei ao passo e fui para minha mesa. Trabalhamos à manhã toda...analisa projetos de lei...enquadra, debates intermináveis... vota...aprova não aprova... eu lá queimando pestanas...ninguém percebeu ! Terminou lá pelas 14 horas... todos para o refeitório...lá vem Joel... opa...conseguiu então gravata ? - onde ? No meu pé esquerdo, levantei a perna da calça e mostrei meu pé no sapato sem meia ! Adiiiilson... Joel gargalhava enquanto eu fazia sinal com indicador nos lábios..."fique de bico calado Joel... ou não me deixam almoçar aqui. Terminamos ao almoço...e regressamos à Blumenau. "Se você não tem armas...no combate... o que encontrar no terreno pode servir de arma, até um graveto fura aos olhos do inimigo...Joel veio rindo até Blumenau ! Boa luta pessoal! Boa Tarde!