sábado, 1 de abril de 2017

TONI...O “ENÓLOGO ASTUTO”!

Era um sábado de final de verão...previsões de que a temperatura estaria mais amena. Convidei meus dois parceiros Zé Pfau e Toni, para um passeio de fusca até Angelina. Angelina, local bucólico, colonização germânica predominante, sede de um antigo convento das Irmãs Franciscanas, vindo da Alemanha, por volta de 1900. No convento hoje, anexo, a Pousada Blumengarten Haus, local encantador para descanso. Pfau não pode nos acompanhar, estava cuidando da sogra, 96 anos, era seu fim de semana de “penitência domiciliar “! Fomos...eu e Toni, peregrinando por Brusque, Nova Trento, São João Batista, Major Gercino e Angelina. Paisagens belas, bucólicas...aos poucos e puxando da memória, ia discorrendo ao Toni, sobre os locais, pastos, potreiros, negociadas que meu velho Pai, tropeiro de São Joaquim SC, fizera pela região. De papo em papo, chegamos ao final do entardecer na Pousada. Recebidos pela Coordenadora da Recepção, Irmã Nadir Mees, crachá no peito ! Conseguimos as duas últimas acomodações...não tínhamos reserva. “Já estou com um ônibus de turistas acomodados e daqui uma hora, recebo mais um”... “os senhores foram abençoados com estas vagas”. Agradecidos, resolvemos jantar primeiro, antes de retirar a “bagagem” do fusca...(uma sacola de plástico do Toni...e uma bolsa pequena de lona, a minha). Entramos na fila para o jantar, buffet de duas linhas de servir, éramos os últimos...”apressem-se que o outro ônibus vai chegar”. Irmã Nadir, foi nos mostrar o belo e sortido buffet, com a alimentação, “tudo produzimos aqui na congregação...tudo natural, sem veneno”. Irmã Nadir, desdobrava-se em atender a todos, simpatia ímpar. Retornou à nossa mesa, perguntou: - o que vão beber ? __ Irmã, a Senhora ainda tem, aquele vinho da casa, em taças ? --- Claro meu filho ! O que preferem? Sêco ou suave ? - Para mim, pode ser uma taça de “suave”. Toni: Para mim, “sêco”, por favor ! Neste momento, mais hóspedes, envolveram Irmã Nadir, com questões e agradecimentos pelo belo jantar. Continuamos degustando as saborosas delícias. . Tão logo desvencilhou-se de outros hóspedes... Irmã Nadir retornou sorridente, com uma bandeja com duas taças de vinho. Sorridente exclamou : - Tenho ótima memória, para o “doutor”...vinho sêco...para o Sr Toni, vinho suave ! Nos entreolhamos, de esguelha...agradecemos e ficamos aguardando ela , virar-se de costas...e rapidamente trocamos às taças...para ela não perceber que errara ! - Seguimos o jantar nos divertindo...o alarido dos turistas religiosos, era pequeno, como recomenda o local, pessoas acima de 50 anos, em tempo de quaresma, visitando templos e locais de Fé. - Sorvíamos o último gole...retorna a Irmã Nadir...”Senhores...vamos repetir mais uma taça ? “ - Agradeci...para mim, estava satisfeito! TONI(Enólogo astuto): Irmã Nadir, eu quero mais uma taça...mas a senhora poderia trazer agora, uma “taça de vinho sêco” ? --- Ahh o Senhor não quer ficar em desvantagem com o “doutor”...ótimo, trago em seguida ! Assim, ficou o dito por não dito...ela não soube que havia trocado as taças e o “bom mocismo” de Toni, nos permitiu sorrir, sem menosprezar a fidalguia do tratamento que recebemos ! ¨ texto de ADILSN TADEU MACHADO.