terça-feira, 11 de agosto de 2020

Pandemia - texto do Dr. Adilson.

Pedido de socorro...madrugada de Dia dos Pais ...Quibe Ramos ! “Dr’...tô com muita febre...sou amigo do “L”... tô com Covid...preciso da receita...pelo Amor de Deus me ajude! --- Ok. Qual sua idade ? Pêso? Tem alguma doença. Que remédios tá tomando ? - Tenho “3_”, peso 86 kg...só tenho o diacho do Covid, tô tomando só dipirona... tá difícil.. - Ok. Qual seu endereço ? - Rua “Z...”...nr “¬¬---” .....fiz as receitas...Hidroxicloroquina, Azitromicina, Ivermectina...olhei no relógio...quase cinco da matina... = Coloquei o endereço no Waze... deu no Morro “Q”... - Lembrei do alerta do meu Irmão J: “Ali no Morro “Q” tem que pedir autorização prá entrar...não dá para ir entrando assim...”Eu sou Kardecista e faço palestras lá e todas vez que vou, levar assistência espiritual e material, tenho que “pedir licença” ! - Mas o “cara” tá doente...(pensei)...como entrego a receita ? Ele tem que ficar em casa isolado ! Se eu for lá ? Vão deixar eu passar ? Como vão me identificar ? Bem, pensei...vou ligar no whatsapp dele e encarar ! -Alô ! Ele aparece na tela, máscara no queixo, barbudo, olhos inchados...fascies de quem está febril ... Fulano ! Bom Dia, você mora prá lá ou prá cá do Posto de Saúde! Este número que você colocou é este mesmo ? - Sim – mas é um pouco prá lá ! = Hmmm... posso levar a receita. Mas fico então, na rua geral embaixo... pode ser ? - Pode, mando alguém buscar ! - Ok. Daqui a pouco, amanhece, irei de manhãzinha (gato escaldado) , de dia , fica mais fácil a gente levar, certo ? Certo...eu tô aqui começando a limpar uns “peixes”, mostrou a faca...preparando para o “almoço do Dia dos Pais” ...(faca era grande). Na década de 80, eu era médico da Secretaria de Saúde e fiz algumas palestras, no posto de Saúde, dali. Orientava sobre métodos anticoncepcionais e passava uma projeção de slides (meu velho aparelho Cabin Tood – que trouxera da Zona Franca – Manaus, fiquei lá 2 anos e meio). Conhecia lá no morro “Q”, algumas famílias, que levamos cestas de natais e bicicletas para crianças. Meu filho então com 8 anos, foi comigo e doou a bicicleta dele. Bons tempos, subíamos o morro “Q” e descíamos do outro lado...estrada de chão, comunidade simples! Agora só pode entrar, pedindo licença ! Outros tempos. Levantei cedinho, já tinha outras oito receitas, para outra família , saí de “delivery”. Manhã linda...fui lá ! Tinha mais umas casas, ali por perto para entregar...e depois iria buscar um “Quibe Ramos” que mãe da General, havia confeccionado para mim, experimentar, DELICIOSO ! Tudo numa direção parecida ... Deixei o fusca, no estacionamento de uma padaria, estava fechada, domingo ! Chamei no whatsapp, e disse que estava subindo a pé ! Dia lindo ! Subi uns 500 metros, alguém desceu num carro grande, caravan, buzinou e abanou. Atravessei à rua...entreguei o envelope...- reconheci a máscara preta e a barba...pensei que você ia mandar alguém ? Não, melhor eu vir de carro, assim o senhor não sobe tanto ! Resmungou algo, não entendi, nós de máscaras, nos acenamos e ele foi embora ! Caminhei até ao fusca...fazia quase 40 anos que não entrava ali...rua asfaltada, boas moradias, algumas ainda de madeira de pinho (deve ter vindo da serra...pensei) ... caminhei até ao fusca, entreguei as oito receitas restantes e fui buscar o Quibe Ramos...fui recebido efusivamente, General, fez-me continência, mostrou-me a moradia da Dona Sônia, a vi de relance no andador...abanou e me cumprimentou pelo Dia dos Pais ! Discuti com a General Leila...desabafamos nossas frustrações...com a “Guerra” das prescrições...voltei para casa, com aquele odor temperando minha fome...quase comi sozinho o Quibe Ramos, pelo caminho, dei só uma “beliscada”...em casa completamos “a pedida”. Dona Sônia, muito obrigado ! AS -SALAMU ALAIKUM ! (Salamaleico) ! Hoje segunda, meu amigo do Morro “Q” me ligou...pediu ampliar receita para família...feito ! Será que vão colocar eletrocardiograma lá...fazer laudos e dar medicação preventiva, lá ? Precisa... né ? Até agora não anunciaram ! Acho que não chegou ainda , é muito difícil...de conseguir a medicação...tem que ligar o Telefone Vermelho e pedir...dá um trabalho enorme ...é “trabalho...foco... “siênsia” !