quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Texto Dr. Adilson Tadeu Machado

HEPATITE... Naquele semestre, no Hospital de Clínicas da UFPR, nós da Faculdade de Medicina, fomos apresentados à Disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitárias. Dirigida então, pelo eminente e saudoso Prof. Dr. Miroslau Constante Baranski. Mergulhamos num mundo de doenças infecto-contagiosas, tropicais ou não... A cada bimestre, provas escritas e práticas, só não estaria na “temível” prova final, do semestre, o aluno que tivesse média acima de 7. Assim eram as demais Disciplinas também ! Tempos de “varar à noite”, debruçados em Tratados como o Livro do Dr Veronesi, no qual tinha um capítulo inteiro, escrito pelo Professor Baranski ! No ínicio do Semestre, era dado uma tarefa, que “contava ponto”, para a média final. O Trabalho de Pesquisa, era feito por sorteio de temas. Para mim, “caiu”: HEPATITE. Constava de Selecionar nas Revistas, Internacionais de Medicina Científica e traduzir 10 trabalhos médicos, publicados sobre o tema e apresentar 30 dias, antes do término do semestre. Por escrito, na Secretaria da Disciplina, para julgamento de “nota”. Debrucei-me desde o início na Biblioteca do Hospital de Clínicas ! Com a ajuda da Bibliotecária, selecionei aos trabalhos. Todos deveriam ter sidos publicados, no último ano e no ano corrente, sobre o tema, era obrigatório ! Todos em Inglês e devidamente traduzidos pelos alunos ! Assim fui montando meu “Trabalho”, paulatinamente. A tradução literal, com ajuda do CCBEU de Curitiba, onde estudava Inglês aos sábados, pude paulatinamente, trazer para um Português Médico Técnico. Era radiotelegrafista e datilógrafo, usava parte de meu tempo “datilografando”, aqueles trabalhos e estudando sobre Hepatite. Afinal era um trabalho de temas atualizados, científicos de informações sobre as patologias em Hospitais do mundo inteiro. Comprei uma pasta especial na Livraria Curitiba, e criei um arquivo bonito, com figuras e letras de “decalco”, para títulos e apresentações de cada Artigo Médico. Sem falsa modéstia, ficou bonito e de excelente qualidade. Antes do prazo, compareci na Secretaria da DIP (Doenças Infecto-contagiosas e Parasitárias) e entreguei em mãos da Secretária, cumprindo minha tarefa. Esperançoso por uma boa nota de média final, na Disciplina. Marcada a data, para receber as “médias de notas”, lá compareci, e surpreso, li na relação postada, meu nome incluído na lista dos que “ficaram” para prova final, por “não ter entregue” o Trabalho - Hepatite. Dirigi-me ao Chefe da Disciplina, Professor Baranski, e ele irredutível, disse-me que eu estaria na “prova final de segunda -feira” e que eu estudasse muito, toda a matéria de DIP, no final de semana, se quisesse ser aprovado, pois seria muito difícil ! E que não apreciava aluno “indisciplinado” ! Indignado quase aos prantos, fui atrás de testemunhas, que viram meu trabalho. Ao conversar com uma auxiliar da Secretaria, ela lembrava do meu trabalho e comentou que um Professor Auxiliar, gostara tanto do Trabalho que havia levado para sua casa, para se atualizar com a revisão. E havia dito que era um dos “Trabalhos” “mais caprichados” dos últimos anos ! Mas cadê o Trabalho ? – O Professor Auxiliar “Fulano”, não havia devolvido ! Localizado o endereço do Professor, consegui chegar na casa dele, por volta de 22 horas. Era no Centro Cívico, na rua Barão do Cêrro Azul ! Foi um sufoco, conseguir que o Porteiro, ligasse pelo interfone e nos deixasse subir depois de identificado. O bendito Professor Auxiliar, recebeu-me na porta, vestido com “Touca para dormir” e uma camisola, eu o confundi com uma mulher, ele muito irritado, pelo horário, teve dificuldades para lembrar do fato. Até que lembrou que “parece” que estava no “fusca”, sobre o “tampo” do bagageiro, no banco de trás do fusca. Desceu de camisola e touca e fomos no fusca. Lá estava meu trabalho, empoeirado, sobre o tampo ao lado de outros livros. Ele esquecera ! Nem havia lido ! Não quis ligar por telefone “naquele horário” ao Professor Baranski , para “não incomodar” e que eu estudasse muito no fim de semana, pois não sabia se o Professor aceitaria meu trabalho “fora do prazo”. Pela primeira vez, na minha vida, ameacei usar advogado para provar que a negligência, não era minha e haviam testemunhas ! Passei fim de semana, estudando o “Livro do Veronesi”, vai que o Mestre Baranski, não aceitasse meu “trabalho fora do prazo” . De qualquer maneira, fiz um “texto” do ocorrido e deixei por baixo da porta do gabinete do Mestre Baranski. Na Segunda-feira, antes da prova, lá estava publicada minha nota, 9,0 e salvo pelo gongo ! Então...vocês conhecem quem já teve hepatite ? Fica ictérico, “amarelo”, assim era minha “côr”, na segunda feira, antes da temível prova, pela angústia e tentar estudar um livro de mais de 500 páginas do Dr Veronesi ! Hepatite A, normalmente cura espontânea em 15 dias, o “médico de família” antigo, mandava tomar “caldo de cana”, a sacarose é bem absorvida para reparar o fígado doente – era o que diziam ! Quando tomo caldo de cana...lembro do meu “Trabalho” - Hepatite The Best ! (Abaixo foto do Ilustre e saudoso Professor Miroslau Constante Baranski. A quem rendemos nossa homenagem ! Grande Mestre ! Foi um privilégio ter sido seu aluno !