quarta-feira, 22 de março de 2023

“ A Fusca e A Be-eme-vê ? “

“ A Fusca e A Be-eme-vê ? “ Meu amigo, meu vizinho, vendedor de automóveis, insistia...vamos lá fazer um “teste drive”...carros agora fabricados aqui... – mas amigo – eu estou satisfeito com meu Fusca ! - O BEMEDÁBLIU é automático ? - “Dr” ...não se fala “BEMEDÁBLIU”...diz-se “BE-EME-VÊ”, e também é “a be-eme-vê – feminino”, tá ? Hmmm (conjeturando: meu fusca ... não é “minha fusca”, credo... - Tá bom ...vamos fazer o tal de “test drive” ! Trouxe o BMW, digo a be-eme-vê , tinha um barbante na mão... - Pra que é o barbante ? - Bem, ele é simbólico, prá amarrar sua perna esquerda no banco, pois “bemevê” não tem embreagem, você não usará a perna...mas fique tranquilo, se mexer a perna o barbante, rompe... não se assuste ! - Então o barbante vem de acessório ? - Não, só hoje prá você acostumar - Ahh você também, depois que “bemevê” andar, não precisa passar marcha, só vai usar o freio ! - Prá passar marcha, piso no freio ? - Não né “dr”, ela passa sozinha ! - Cara, não sei se vou memorizar tudo isto...esta tua “bemevê” tem seguro ? - Claro né “Dr” ! Barbante amarrado, - Pise no freio ! - Pisar no freio ? Mas não é para andar ? - Confie em mim ! Certo ? - Certo ! - Gire a chave até ao final e ligue o carro ! - Eu disse até ao final ! (minha mão tremia) - Tire o câmbio do “park” e vai na “ré” ! - Onde é isto ? - Aqui na marcha ! - A letra é pequeninha...sair do “P” (então isto é “park” ---pô meu, nem parece que tá na aula de Inglês !) - leva até... à Ré (levei com um medo danado)] - tire o pé do freio...devagar “hômi”... (a tal de “be-eme-vê”, dá um tranco e engata a ré – levei um susto, claro que o barbante rompeu né !) - Vâmo pará tudo, e amarrar ao barbante dinovo ! - Tem estoque ? - Tem ! - Tudo amarrado, beleza, tudo dinovo ...chegamos no “D”, - Este “D”, é de “drive” em Inglês, “Dr” de “dirigir”...ah tá “ - Fusca só tem escrito 1,2,3,4 e R (ré) ! - “Dr” tá dirigindo uma “be-eme-vê”...como está se sentindo? - Gelado, coração aos pulos...suando muito ! - Naquela esquina, páre ! Só pisar no freio ! (levei a mão no câmbio (queria ponto morto e procurei a embreagem) – ouvi ao barulho: - “pop” ----vixe, outro barbante ! - “Dr” – eu ti falei, não precisa perna esquerda ! NÃO PÕE A MÃO NO CÂMBIO ! - Não tenho como deixar esta perna em casa, meu ! - “ME AJUDA AQUI, PÁRA SUA BEMEDÁBLIU, E VEM NO MEU LUGAR DE MOTORISTA! - Que que é isso “Dr” ? Tá com medo ? - NÃO... APAVORADO ! Voltamos para casa, sentei no “meu fusca”, nada de “minha fusca”, suspirei alto ...acho que senti também um suspiro dele também! Nada de be-eme-vê ou BMDÁBLIU ! – Girei a chave, rateou um pouquinho, puf ...puf...rrrummmm... ligou. (antes de 2008, levei você no Sptizkopf até no acampamento final das barracas...não vimos “be-em-evê... lá !) – Acho que era o meu fusca dando recado em telepatia. Rrmmmmm ! Bom Domingo ! Foi "fusca que inspirou ao Porsche...foi sim !" P/S ...esqueci de contar: Eu tava atrasado...saí correndo do trabalho...de terno e gravata... - Adilson ! Na primeira palestra, você será "debatedor", é pra ficar na mesa, com os demais debatedores ...eu tava em "cima do laço", aqueles temas de Dualidade: Verdade e Mentira, Justiça e Injustiça...tá lá no mosaico... você é "otoridade", o palestrante quer você lá - ok ...eu vou, tudo eu...ventoinhas abertas, 40 por hora... calor de fevereiro...chego naquele hotel...não tinha nenhuma vaga para estacionar... mas como ? Olhei na frente...o estacionamento da BMDÁBLIU...é ali...tinha só um estacionado, mais 4 vagas... Hmmm é aqui mesmo ! Já estacionado, agachado colocando trava e fechando cadeado (já tentaram "levar" três vezes) --- Ouvi: "- Sêo moço, não pode estacionar aqui ! - Por que ? - Porque aqui, só carro da Marca ! - Mas são 19:35 horas, a loja tá fechada ! - Não interessa, o dono disse que só carro da marca, senão é prá chamar o o guincho ! - Mas que Mer...! Abro ao cadeado, irritado, tiro a trava...resmungando e esbravejei: - Sabe de uma coisa, EU TIRO SIM, mas esta Marca aí estacionada, só dirige quem tem "barbante"... meu fusca não precisa ! Sei lá se entendeu ou não ! Puf...puf... Rrrrmmmmmm cheguei atrasado para debater "Justiça e Injustiça". "Minha vingança será maligna" (Vampiro Brasileiro) . Chico Anísio !