quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Dr. Adilson texto na pandemia.

Tempos de Pandemia ... números que diminuem! ...madrugada...15 de Agosto de 2020, sábado, cerca de 03:00 horas manhã, repassando o aplicativo Whatsapp, deparo com um pedido anônimo: - Oi “doutor”...acompanho sua luta no tratamento de Covid...preciso de sua ajuda... testei positivo, estou amamentando, meu bebê está com 6 meses...muita febre...eu estou também com muita febre...tenho uma filha com 10 anos, estamos sozinhas, estou desesperada... muito medo ! Naquele momento, desabava um temporal enorme em Blumenau. Eu havia desconectado o computador e aparelhos elétricos, para evitar danos! --- onde está seu marido ? Ele também está doente ? --- não tenho marido ! “me ajude”, “estou desesperada” , enviou-me um vídeo do bebê febril e chorando e o bebê apresentava o “chôro típico” e “gemente”... (Lembrei do saudoso Professor Israil Kat em Curitiba, pediatra-mór do Hospital de Clínicas), “chôro gemente...febril...” – “Pensem em pH fora da curva”...(Acidose ?)... O temporal lá fora, rugia em vento e trovões...muitos estragos para nossa “guerreira Blumenau” ! Olha Gisele...qual medicação você tem para febre do bebê ? --- O pediatra deu-me Tylenol, --- Por favor, administre para seu bebê ! --- Sabe a dosagem ? - Sei ! ---Doutor, mas ela “mama”, quer o seio ... posso dar ? O Covid não vai prejudicar ? - Pode sim ! Amamente ! Alimente seu bebê ! (Se ela já estava com teste positivo, já estava amamentando, com a doença, mesmo antes de saber ), não sou pediatra, mas no raciocínio clínico, o leite da mãe é essencial e rico também em anticorpos ! --- Olha Gisele, assim que passar o temporal, levarei a receita da medicação precoce, e não pare de amamentar, mesmo usando a medicação. - Não esqueça de muito líquido, chá e água fervida à vontade para a bebê, ok ? - Ok doutor !- Onde você mora ? Rua Santa Maria...no Condomínio... “ “ Ok – De manhazinha...céu aberto, “Waze” ligado(bendita tecnologia) , achamos o endereço,.. o bloco... atendi à mamãe ... no “pátio” do Condomínio... olhos “espremidos” de noite mal dormida, fáscies febril !--- Gisele, olha aqui as receitas ! Como você vai fazer para pegar medicação ? --- ainda vou ver, quem poderá, ir buscar para mim !--- onde você trabalha ? Eu estou trabalhando “homework”, porque como amamento, sou da “faixa de risco” ! --- Qual empresa ? --- Emprêsa “X” ! Liguei ao RH da Emprêsa ! Relatei o fato... imediatamente, a empresa enviou Enfermeira do Ambulatório, que apanhou às receitas e providenciou à medicação prontamente ! O RH, paralelo, à paciente, informou-me o dia-à-dia, da Mamãe e bebê...todas superaram ! Blumenau tem cada História ! Deus abençoe, cada empresa, cada empreendedor, cada trabalhador somos grato, por garantir trabalho a todos nós ! Tempos de Pandemia ! Minha amiga “General Leila”, e todo o Grupo COVID do Whatsapp, cada um de vocês deveria contar os seus “causos” ! Sei que muitos são dramáticos...mas fazem parte de uma História de suas dedicações por uma causa ! Obrigado: Dra Leila Farret da Costa, Dr Ruysdael Zocolli, Dr. Leônidas Pelissari, Dr Marcelo Murilo da Rosa, Dr Giancarlo Cordoni, Dr Omar Manne, Dr Rafael Zanardi, Dra Lucimar dos Santos, Dr Luiz Amilton Peres Gonçalves, Diva Rangel Martinelli e Daniel S Machado e todos os colegas que nos apoiaram ! Deus os abençoe ! Hidroxicloroquina, Ivermectina e Azitromicina !