terça-feira, 18 de março de 2014

... 3 dedinhos !

BRUNO, 3 ANOS DE IDADE...3 DEDINHOS ! Amigos, sabem vocês que sou Ginecologista-Obstetra de formação...”Obstetra: aposentado há 4 anos...Ginecologista: atuando apenas como clínico...não mais fazendo cirurgias. Literalmente, tirando o pé do acelerador... 43 anos atuando na Medicina. Pois bem, hoje pela manhã, no ambulatório da empresa em que ainda atuo, recebi para consulta uma adolescente, acompanhada de sua mãe. Recebi-as de pé, cumprimentando-as e estendendo à mão para o aperto cordial. Nos sentamos e quando vi...deparei com uma mãozinha pequenina estendida em minha direção, era o irmão menor, da paciente, com 3 anos, que não havia percebido cumprimentando-me e dando bom dia ! Surpreso...levantei-me e com reverência apertei-lhe a mão, entusiasticamente e disse; “Senhor, BOM DIA ! Desculpe-me não havia percebido sua presença ! Qual o seu nome? Com aquela carinha vivaz e inteligente, respondeu-me agilmente: BRUNO ! ___ OK, BRUNO – Obrigado ! E sentei-me, para continuar meu trabalho. O menino Bruno foi acomodado no colo de sua mãe, por sua vez, mãe de minha paciente adolescente e ficou nos observando. Sua mãe recomendou-lhe: Bruno – fique quieto, agora o Dr. Adilson vai atender sua irmã ! Iniciei a preencher a ficha de anamnese (história clínica), fazendo as perguntas de praxe para a paciente. Ao fazer a segunda pergunta, fui interrompido pela pequena voz de Bruno: “Tio...eu tenho 3 anos” ---exibia sua mão com o gesto clássico, apontando-me 3 dedos de sua mãozinha direita”. “OK – Bruno – parabéns, você já está se tornando um Homem” – respondi. Voltei a atenção para a paciente para prosseguir minha consulta e novamente fui interrompido. “Tio Adilson – quantos anos você tem ?” – Meio sem jeito, respondi...”UNS 80 ANOS ! “ Ele então surpreendeu-me inquirindo-me “MOSTRE!” ele havia estendido sua mãozinha e queria que eu contasse nos dedos dele, quanto era “80 ANOS”...sorrindo tentamos contar todos os dedos dele, das mãos e dos pés, várias vezes, para ver se conseguiríamos fazê-lo entender o que são “80 ANOS”. Talvez os que leram até aqui, nada achem nada de interessante neste pequeno relato, mas no dia-à-dia, corrido e agitado de um ambulatório, deixou-me de alma mais leve. BRUNO, depois teve que ser conduzido à sala de espera e ser distraído pelas secretárias, porque insistia em assistir ao exame ginecológico da paciente! Valeu BRUNO ! Hoje vi que precisaria ter 65 dedos, para poder lhe contar a verdade! Parece que meu tempo está se esvaindo. Meu abraço e muito obrigado, por você meu amigo ,ter lido isso até aqui. Blumenau, 18/03/2014. Adilson Tadeu Machado.