sexta-feira, 8 de junho de 2018

“Reminiscências das madrugadas geladas...”

Nestes dias, de temperaturas mais frias, recordo-me das madrugadas no Hospital Santa Isabel, Centro Obstétrico e Centro Cirúrgico...a gente de sobreaviso, sendo chamado para assistência à parturiente, em parto normal ou cesariana...afinal bebê não tem hora para chegar...ele decide! Mesmo as cesarianas que por alguma razão, tenham datas e horas marcadas, muitas vezes tudo se precipita em horas diferentes. No vestiário, trocando roupas, encontrávamos com os outros colegas, pediatra, anestesista...todos reclamando de ter que no frio, trocar de roupa, para vestir as roupas especiais para adentrar ao Centro Cirúrgico ou Sala de Parto, não sem antes fazer desinfecção com escovação de mãos e antebraços, em torneiras de águas, nem sempre quentes e depois a antissepsia com produtos antissépticos gelados. Lembro do pediatra Dr Renato, chegando de sua pós-graduação na Espanha e relatou que saíra de lá, em pleno verão e estava com dificuldades para disciplinar aos “moleques” em casa e que o mais velho de 6 anos de idade, era muito argumentador ! Renato relatou que determinou ao filho primogênito, que fosse para o chuveiro e também escovasse aos dentes, para preparar-se para dormir ! - Mas Pai...”Di novo esta chatice ?” – “Eu escovei meus dentes depois do almoço” e banho eu tomei ontem!” – “ Todo dia o Sr implica ! Aqui é muito frio” . “O Sr disse que tudo tá escrito no livro do governo” (Constituição)... isso tá no livro ?” Renato contou que ficou na dúvida e disse...” se não tiver escrito ...eu escrevo” – o primogênito retrucou: “você é do Govêrno? - Renato: “ - Aqui em casa eu sou ! “ E aí nos confessou...será que fui democrático ou ditador ? Aí a minha pergunta hoje: “ Tá no livro de que idoso, tem que tomar banho em noite de geada?" Ou isso é “maus tratos ?” Rsrsrs abraço a todos Texto de Adilson Tadeu Machado