sexta-feira, 29 de março de 2019

Texto do Adilson Tadeu Machado.

“AULA DE Nº1 E Nº 2...PROFESSÔRA DE 4 ANOS” Por volta das 19:15 horas, retornando da aula de Inglês (CROSS CULTURAL – Roberto Lucena e Sra Antonieta – Professôres de várias gerações de blumenauenses...quem não lembra do FISK ?) . Na rua Nereu Ramos, deparei-me com um casal amigo. “JU”, seu marido e a filha “Bettina” de 4 anos. O marido montado numa moderna motocicleta elétrica, pequeno porte, com a filha “Bettina”, de pé à sua frente, acomodada na moto, os dois usando capacetes, voltando da Escola Barão do Rio Branco. No lusco-fusco do outono, só identifiquei a “JU”, quando recebi seu abraço efusivo. – “Como está o meu amigo Adilson? Melhor das lesões? Podemos voltar a correr ? “ . Agradável encontro. “Ahh sim...caminhando melhor, estou retornando da aula de Inglês” (Vaidoso). Ouvi então, aquela voz de criança, tom alto e seguro: “Tio...eu também estudo Inglês” – olhinhos negros, vivos, acesos por inteligência, fitando-me. - Puxa...mas que maravilha, então você também estuda Inglês ? - “Sim Tio ! E hoje, aprendi, duas coisas boas, com minha mãe” . ---“Verdade ?” “Pode me contar, o que são estas duas boas coisas ?” Aquele coraçãozinho puro, de maneira vivaz, discorreu seu aprendizado: “Tio hoje minha mãe, ensinou-me, como se limpa o “Número Um” e o “Número Dois” ! De soslaio, olhei para a “JU” e o marido (esqueci o nome), percebi um olhar aflito da Mamãe (constrangida) . Com um gesto rápido, inibí à admoestação que “JU”, principiava tolher “Bettina”. “Professôra Bettina”, saltou da motoca e na calçada com gestos, com as mãozinhas afoitas, executou os movimentos: - “Tio !” “O Número Um...a gente limpa para frente assim...e o Número Dois...(flexionou sua coluna vertebral para frente) ...a gente limpa para trás ...assim !” - Supreendido, contive o riso...(percebi o olhar aflito dos pais) ...não alterei o tom de nossa conversa e respondi ! - “Mas que coisa fabulosa “Bettina” ! Fico muito feliz por você! Você agora, é uma bela moça, que não precisa mais da Mamãe “JU”, para estas coisas, né ?” ---É ...agora eu sou “grande” ! ---“Claro, você é “grande” e nós ficamos muito orgulhosos de você ! Parabéns Bettina ! - Os olhinhos negros brilharam na felicidade ! Discretamente sorrimos todos, e nos despedimos...segue a vida ! Quem como eu, teve aula em público, da higiene do Número Um e do Número Dois ? Viva a pureza infantil !