domingo, 7 de abril de 2019
Texto do Adilson Tadeu Machado
“MILAGRE POR AMOR...”
Integrado a um grupo de voluntários, ontem, sábado, 06/04/2019, segurávamos uma faixa da AAPPM (Associação de Amigos, Pais de Pacientes Portadores de Mielomeningocele), no Pedágio Solidário. Capitaneados pelo Maurício Scholemberg, Representante Comercial, ex- Fuzileiro Naval por 11 anos. Possui uma filha portadora de Mielomeningocele, adulta, e que o ajuda, diuturnamente em sua representação comercial, apesar de todas as limitações. Na outra ponta da faixa que segurava, estava a outra filha de Maurício, Kathia, mãe de gêmeos e uma adolescente de 13 anos. A cada 20 segundos, corríamos e esticávamos a faixa, diante dos boníssimos motoristas e familiares. Das 08 às 12 horas, recebemos a belíssima contribuição para a AAPPM, que permitirá aquela associação, continuar seu belo trabalho de apoio aos pacientes.
Nos 20 segundos de cada troca de rua, com a faixa, quando o semáfaro fechava, ouvi a História da Káthia. Falando de Curitiba, onde estudei Medicina e vivi por 7 anos, falamos do Dr. Israil Kat, já falecido, uma lenda na Pediatria Brasileira, com uma História de Vida, para prêmio Nobel. Kathia contou-me que em Curitiba, onde viveu até recentes dias, teve que internar um dos gêmeos, então com 3 anos de idade, grave infecção pulmonar , levando à necrose parcial de um dos pulmões. Kathia, então grávida de 6 meses, de sua filha atual com 13 anos. Via com tristeza intensa, seu menino, sofrendo e piorando a cada dia, com complicações inerentes das doenças respiratórias. Por cerca de 40 dias de internação. Em casa, seu gêmeo nr 2, com 3 anos, pedia a cada dia...
- “Mãe...eu quero ver meu irmão !” - A criança na UTI, risco eminente de múltiplas infecções, não era permitida a visita.
- O gêmeo nr 2, em casa, principia a ficar triste e não se alimentar.
- No Hospital Pequeno Príncipe, (Fundado por Dr Israil Kat), o pediatra plantonista, alertara...”mãe, seu filhinho está em estado crítico, se você tem princípio religioso, ore, estamos desesperançados, talvez hoje seja último dia...”
Em casa, o gêmeo nr 2 implorou e pegando nas bochechas da mãe Kathia, disse: “MÃE, VOCÊ NÃO ENTENDE ...EU PRECISO VER MEU IRMÃO!!!!”
No hospital, Kathia implorou ao médico, “por favor permitam meu outro filho, vir visitar seu irmãozinho”...o médico apiedando-se disse: -OK, será por cinco minutos, somente e não mais que isso, não posso permitir seu filho sadio, adquirir infecção e complicar também !
O gêmeo nr 2, na sua visita, fez brilhar os olhinhos do Irmão internado e disse, “amanhã eu volto e vou trazer seu carrinho azul, que você gosta de brincar”
O gêmeo nr 1, esboçou leve sorriso e disse - “tá” !
E assim foi, a partir daquele instante, o sopro de vida, reacendeu uma esperança de melhora, o menino internado, recuperou-se maravilhosamente e em 4 dias, estava curado. Hoje aos 18 anos, os gêmeos, amigos fraternos inseparáveis, cursam universidade em Blumenau. Quem duvida do poder do Amor ? Deus Acima de Todos ! Todos os postos de pedágio, da AAPPM, receberam cerca de R$ 45.000,00 e terão destino correto. OBRIGADO BLUMENAU, OBRIGADO FAMÍLIA SCHOLEMBERG PELO AMOR !