domingo, 3 de janeiro de 2021
Texto do Dr.Adilson
MAS BAH ...TCHÊ ...! “
Era mês de Dezembro...1998, voltávamos de Gramado RS, rodovia 116, entre São Marcos RS e Vacaria RS. No Tempra, Björn e Margareta Merseburg, amigos suecos, radioamadores e navegadores de barco-à-Vela, conhecidos em 1987, num Congresso Internacional de Medicina do Trabalho. Conosco, nos visitando, fizemos uma viagem à Serra Gaúcha, voltávamos por Lages SC, com destino à Serra do Rio do Rastro e região.
Hora de almoço, a fome batendo, mirando na beira da BR-116, avistei um estacionamento de terra batida, com sombreamento de eucaliptos. Casa de madeira antiga, sem pintura,alguns caminhões na sombra, uma placa “Churrascaria Gaúcha”...exclamei: Vamos almoçar aqui...deve ser bom e barato !
Da porta já ouvimos o vozerio dos Motoristas de Caminhão...risadas e exclamações típicas. Veio nos receber um baixinho “gaúcho”, pilchado, lenço vermelho que encobria o barbicacho na garganta, chapéu caído nas costas, dente de ouro, sorriso largo, bombacha segura por guaiaca frouxa na cintura, em vez de botas ...sandálias havaianas ...dando boas vindas... segurava um espeto com linguiças...e na outra mão uma faca prateada reluzente...
- Buenas Senhores ! Se aprocheguem ! 3 viventes ?
- Sim ! Buenas !
- Se assentem lá no canto ...naquela mesa ! Já levo os pratos e talheres !
- Mesinha de madeira antiga, tábuas verdes, sem toalha, cadeiras de palha de longo uso, aquele amarelo encardido tradicional ! Aquele odor característico de carne na brasa...água na boca de 3 famintos !
- Trazendo aos pratos e talheres ...foi logo avisando...peguem os apetrechos : arroz, feijão, salada e batata frita no balcão. Trago a carne aqui no espeto corrido!
- E prá beber ? Uma gelada ?
Suecos pediram uma Antártica . – Não tenho ! Aqui só Polar !
- Expliquei aos suecos que “Polar” vem de “pólo”, a terra gelada...eles riram porque são do polo Norte !
Ok – Let’s go to Polar !
- All Right ! E água para mim !
- Que diabo de língua é esta Tchê ?
- Inglês !
- Mas bahh ! De onde eles vieram ?
- Da Suécia !
- Mas bahh ! Donde é isto ?
- Gaucho você lembra da Copa do Mundo em 1958, o Pelé jogando como piá e sendo Campeão do Mundo ?
- Mas claro Tchê – eu era piazote, mas escutava a Rádio Gaúcha !
Então...eles são de lá...estão passeando !
- Eita... muito frio lá, Tchê ?
- Muito ! Olha agora... lá é inverno...o Sol nasce às 10 da manhã e as 03 horas da tarde já é noite !
- Mas Bahh Tchê ! - Mas prá onde se esconde este diabo de Sol, homi véio ?
- Explosão de gargalhadas de motoristas de caminhão ao redor !
- Suecos estupefatos ! Tinha que traduzir tudo no meu tosco Inglês e tentar colocar o humor...para rirem também ! Atrasados...mas riram...os motoristas que nada perdiam...riram juntos novamente !
A expressão “where is the Sun Tchê”, até hoje é nosso tradicional cumprimento com eles, lá na Suécia, via Telefone !
Na saída, após tocar uma moda rancheira na gaita, o gaúcho simples, garçom e proprietário, pediu que os suecos mandassem fotos da Suécia. Fizemos fotos com ele. Os suecos mandaram as fotos. Ano seguinte, passei por lá ! As fotos estavam lá, na velha parede de madeira, num quadrinho com vidro, em destaque !
Ano seguinte, o “Patrão Maior”, chamou nosso gaúcho de sandálias de dedo, para mais perto do Sol e seu Oriente Eterno ! A churrascaria estava fechada, apenas pude mostrar o local, a meu Pai e 2 Irmãos, o local de parte da nossa cesteada !
Where is the Sun – Tchê ?