segunda-feira, 7 de março de 2022

Texto Dr.Adilson

Boa Noite Amigos ! Acabo de ver um documentário sobre Joshua Slocum, navegador solitário, que sozinho ao redor do mundo, navegou singrando mares...(aqui no Facebook, vi o link) lembrei-me do Professor Anchises, médico emérito patologista, na primeira aula de Patologia clínica, (Hospital de Clinicas - Curitiba) sobre tumor de Wilms (doença renal que acomete crianças, principalmente). Era para ele a aula de despedida...aos 70 anos, fôra jubilado como Professor da Universidade Federal do Paraná, estávamos na sala de microscopia, analisando lâminas sobre a doença. Ele se despedia dizendo que nós médicos nunca ficássemos “só na medicina”, abrisse à mente e lesse biografia de grandes homens e seus grandes feitos em todas as áreas. Lembrando disso, encontro o vídeo do PR Bolsonaro e sua Espôsa Michele, na cerimônia de Inclusão dos “Raros”, doenças raras que acometem a tantos. Lembrei que a mesma Plataforma Facebook, que propaga tanto conhecimento, também nos cerceia quando não comungamos de diretrizes e condutas médicas, do qual e Plataforma não concorda. Eu tinha um telefone Nokia, analógico, achava que não precisaria trocar... telefone é para ser telefone e pronto ! Preparando-me para deixar a vida de cirurgião, voltava a atender como Médico do Trabalho e “reaprendia e modernizava-me com as NR 35, Normas Regulamentadoras, ajudado pela “General” Dra. Leila Farret da Costa, exímia ginecologista (aposentada) médica do trabalho, da mesma turma (especialidade de Medicina do Trabalho) que a minha, na UFSC e ANAMT em 1983. Isto foi, creio que agora em 2014. Ela exibia um telefone celular Samsung, cheio de “aplicativos”...que eu já ouvira falar, mas não tinha muito interesse na “tecnologia”. Mostrou-me o aparelho, a câmera que “batia” fotos e o tal de “Facebook”, onde postava fotos e via comentários. Ela tinha o hábito de fazer fotos de “doenças raras”, e fazia registro fotográfico das patologias que observava nas chamadas “doenças ocupacionais ou doenças causadas pelo trabalho”. Pois foi o que me “startou”, para comprar um Samsung parecido e aprender ao manuseio... --- “dr” veja aqui...quantas “curtidas” ... --- Leila, o que é “curtida” ? - Curtida, cara... é que a pessoa “curtiu” o que postei aqui ... - “curtida?” ... eu “tava”, com “curtir” , analisando com “curtir couros”, pele de animais para tapetes, cordas, sapatos, etc ... não estava “captando” que “curtir”, era o “neologismo” da “gíria” nova...de dizer “gosto...gostei” Podem rir... eu não estava “ligado”... - Aos poucos minha colega no trabalho, foi me adequando à nova tecnologia... e me passando os detalhes... Pois bem...avançando e descobrindo... mas nunca com o tempo que precisamos e o conhecimento rápido do “expert”... temos que trabalhar e nunca foi fácil, ficar “checando novidades”... fazer fotos... criar um álbum...depois saber onde fica... buscar a foto para rever...aquela doença que registramos outro dia...onde foi parar o arquivo ? “leiiiiillllla ! “Me ajuda aqui... “ - Agora não posso Capitão... tô com um “retorno ao trabalho” aqui ... “cabeludo” ! (Caso complicado que o INSS dá “alta” e a gente não consegue encontrar os caminhos...e descaminhos...perícias...laudos...pareceres...enfim ! A “General” Leila, resolve ir para casa...cuidar dos seus pais...e lá fiquei por aquele caminho, mas sempre pedindo socorro no Samsung e nas Normas Regulamentadoras.... ela “sabe tudo” ! Aí nos deparamos com o “monstro COVID”... Lê aqui... lê ali... pesquisa aqui...acolá... tem que ter solução isto ! Aí vem Dr Zelenko, Aí vem Dr Cassio Prado, Dr Anthony Young, Dra Lucy Kerr, Dra Nise Yamagushi e Didier Raoul e tantos outros mestres... veio a “luta”...vieram os resultados.... não tinha vacina...”fique em casa” ( NÃO FICO...NUNCA FIQUEI)...usei, uso e ajudei...juntos ficamos mais fortes...no nosso ponto de vista, ajudamos, fizemos o que podíamos e o que podemos... lá se vão quase 3 anos...temos sobrevivido...perdemos amigos, familiares...mas curiosamente com toda “ziênzia” nos atazanando...tivemos glórias ! Continuamos travando o combate... e curioso... a mesma plataforma que me trouxe tanto conhecimento...baniu-me e a outros pares, por que não concebem que se pense diferente ? De público agradeço aos pacientes, aos amigos, aos familiares , aos “a favor”...aos “contra”...aos “denunciantes” ...aos “sindicantes”...”os averiguadores de “ética” eu escrevo ÉTICA e assim foi pelo que lutei e pelo que luto, já são 23:24 hs do dia 03 de Março de 2022... estamos a poucos dias do segundo aniversário do “FIQUE EM CASA e LOCKDOWN – SÓ PROCURE O MÉDICO SE TIVER FALTA DE AR” – não ficamos...NÃO FICAREI ! ESTOU AQUI, PARA DIZER QUE AINDA TEMOS SAÚDE E CONVICÇÃO DO QUE FIZEMOS E FAZEMOS ! BENDITO SEJA O SENHOR DOS SENHORES ! TRABALHO, FÉ, PERSEVERANÇA, GRATIDÃO ! DEUS NOS ABENÇÔE ! PENSE PREVENTIVO E PRECOCE...EXPLORE ! "INTELIGÊNCIA, AMOR, ZELO...DEDIQUE-SE! MEXA-SE ! - Adilson CLUBINHO: Adilson Tadeu Machado