domingo, 3 de abril de 2022

UTI DO AR

“ UTI do Ar ...” texto do Dr. Adilson TdeuMachado Década de 80... sou chamado pelo Presidente da Empresa, onde trabalhava. - “Dr” ...necessito sua ajuda, para remover um paciente, colaborador antigo da Empresa, para o Hospital Albert Einsten em São Paulo ! Paciente com patologia crônica, internado em Blumenau, família não muito satisfeita com o tratamento da época, um comentário infeliz do assistente de então: “Melhor que isto ...só no Albert Einstein” . Isto mexeu com os brios de um sujeito humano...que tem como lema “sempre tem um jeito de fazer melhor” , Presidente da Emprêsa ! Missão recebida, providenciamos toda a papelada de transferência hospitalar, contatos entre médicos, etc etc, dia inteiro de negociações e providências...ambulância especial nos esperando em Congonhas, sirenes funcionando, batedores para trânsito...todo um aparato do “jeito de fazer melhor” ! Na época, havia uma empresa na mídia, que propagava sua “UTI DO AR”, jatos executivos, com transporte de pacientes. Eram vídeos com pequenos jatos, com símbolo de atendimento médico, remoção rápida e segura para qualquer lugar ! Médico jovem, militar, empolgado com a profissão e desafios, já voara em aeronaves militares, DC3, Cessna, Quadrimotor (Electra), bimotor, helicóptero, C-130 e Catalina. Não havia voado em jato-executivo ! No aeroporto, removemos o paciente para a “UTI do AR”, era então, um pequeno jato, adaptado às pressas, creio eu. Mal cabia à maca, logo atrás ao piloto e co-piloto. Não se podia ficar de pé, ao lado paciente. Sem espaço. Recebeu-me um colega, macacão aeronáutico tipo “topgun”... estetoscópio no pescoço, um cilindro de oxigênio, tinta desgastada, máscara velha e um takaoka (respirador manual) com remendos...(Meu Deus – isto é UTI do AR ? Pensei...embarcamos, sentei-me num banco lateral improvisado, ao lado do meu colega topgun de macacão e sangue 0+, estava inscrito no macacão. O frasco de sôro, era amarrado num pequeno cabide ... a carlinga do jato, era quase ocupada por todos nós...pensei, comigo: “Nossas improvisações tupiniquins” ...Seja o que Deus Quiser ! Logo estaremos em São Paulo e o que interessa, é levar logo o paciente, para mais conforto ! Decolamos depois do por do Sol, cerca de uma hora e pouco, chegávamos aos céus de São Paulo. Ouvi então : = Vixxe --- a coisa tá feia em Congonhas...olha o toró ! Relâmpagos, nuvens escuras, céu encoberto... - Vamos ver o que vamos enfrentar ! Eu e meu colega nos entreolhamos... pelo olhar dele, vi que o meu colega topgun, não era “veterano do ar” ... Voando em círculos sobre Congonhas, recebemos autorização de pouso...tempo fechado, sacudidas infernais...vento...chuva... - Piloto e co-piloto : - Acho que vai dar... (piloto) - Acho que não vai daar...(Co-piloto) Cruuuzes... nós descendo...descendo...e o os “caras” em dúvida de 50 por cento ? Que diacho é isto ? - Vai...vai...vai ... - Não vai .... não vai... não vai daarrr ! - ARREMMMEEEETE , ARREMEEETE..... ARREMMMEETE ! Olhei ao colega Topgun, face transfigurada, olhos esbugalhados, mordendo a borracha do estetoscópio...pensei comigo...aquele estetoscópio não vai ouvir mas m... nenhuma... Eu estava diante de uma ARREMMMMEEETIIIDA...Motores roncando forte... a tal da força MATCH ...jogava para baixo, tudo o que tava pendurado... esticando ao máximo...(prá lá dos calcanhares) , com uma das mãos, segurava a maca para não capotar... o paciente estupefato nos encarava com olhos iguais aos nossos...MEU DEUS ! Voltamos ao nível de dar mais “voltinhas” em cima de Congonhas... “AUTORIZADA SEGUNDA TENTATIVA” ! - Creeedo... Ouço “dinovo”: Vai dááá! Não vai dááá ...VAI DÁÁ....NÃO VAI DÁÁ... DESCENDO...DESCENDO....NÃO VAI DARRRRR PÔRR.... - ARREMMMÉTTTE....ARREMMMÉTEE Estetoscópio nos dentes...nunca mais ouviu nada...topgun e eu...coisas todas coladas no fundo avião, pensei comigo...FORÇA MATC…