sábado, 4 de março de 2023

Texto do Dr. Adilson

“LAÇO DO PADRE...” Primeira série do curso primário...corria o ano de 1955...sábado de manhã, Escola Municipal Nossa Senhora das Graças...anexa à capela de mesmo nome, no Bairro das Casas Populares em Lages. A escola, era administrada pelas Irmãs religiosas que ainda hoje lá estão , ao Orfanato feminino. Creio que Ordem Redentorista Franciscana, vieram da Alemanha. Irmã Sinfônia era Diretora. Irmã Eugênia, era a noviça que nos ensinava na 1ª. Série. Hábito, véu que se ajustava na face, encobria orelhas. Face redonda, com covinhas, meiga e atenciosa. Cabelos loiros que volta e meia teimavam escapar pelo véu , um charme à parte ! Olhos azuis, brilhantes...faiscavam de bondade ! Nós alunos, sorvíamos à aula de catecismo ! Logo depois teríamos a partida de futebol ! Na aula no tema religioso, Irmã Eugênia fez um relato de um velório, da mãe de um padre, na véspera. Emocionada e vertendo lágrimas, contou que as mãos da falecida estavam envolvidas pelo “laço sacerdotal”, dos votos que o Padre fizera quando fôra ordenado ! Cá com meus botões, eu menino de 7 anos, ficava imaginando um “laço de boiadeiro”, atando às mãos da defunta...e pensava, como pode ? Tamanha era a emoção dos meninos, verem Irmã Eugênia chorando...que nossos corações acomodavam uma paixão por aquela bela noviça ! Chorávamos também ! “mas como será que ataram às mãos da defunta ?” Eu pensava, o “laço do Tio Enedino Goulart, lá no sítio do vô Boanerges era de couro e com muitas voltas para arremesso e laçar vacas...”...aquilo me soava estranho ! Será que cabia no caixão ? A dúvida me atormentava...mas isto tudo , nos parecia uma glória que não entendia, mas não ousava perguntar...e imaginei ...a defunta chegando no céu atada... mas parece que com o “laço do filho padre” a porta do céu abria mais fácil ! Assim matutando fiquei pensando, isto tudo é muito emocionante e bonito...então o padre quando se forma...ganha um laço ! Será que Tio Enedino fôra padre ? Eu amava aquele Tio, pela destreza com que laçava as vacas no campo... campeão de laço ! PRONTO ! “TAVA DECIDIDO...E QUERO SER PADRE E VOU ATAR A MÃO DA MINHA MÃE, PARA ELA IR PARA O CÉU! “ Nem fui para o jogo de futebol...fui direto para casa! - Mãe ! Manhêê ... vou lhe dizer: Tá decidido...eu quero ser Padre ! - Oh Meu filho...e por que esta decisão ? - Contei tudo que ouvira...minha mãe ria muito ...e e eu não entendia...fiquei até magoado ! - Aí ela disse... – Tá bom meu filho... mas olha eu não quero ir para o céu logo...pode ser ? - Fiquei meio decepcionado ...onde é que eu errei ? Pensei... creio que ela percebeu, abraçou-me com ternura...mas estava com “ataque de risos” ... – Filho, você é bom...mas vamos com calma...estude bastante...é o que peço...depois você decide ! - Tá Bom ! Mas eu quero ser Padre e ganhar o Laço igual do Tio Enedino ! Ela ria muito...mas explicou-me que o laço era um cordão menor, e pelo relato dela, parecia um “laço de imbira”, que João, meu primo, filho do Tio Enedino, usava para “pialar galinhas”...fiquei meio decepcionado com a explicação. Pois o “causo do laço”, foi contado para o vô Boanerges. Idoso querido, gostava de galhofas, quando me viu disparou: - Tadeu , eu soube que você vai ganhar um laço...eu queria “arrendar teu laço”, para atar logo as mãos da tua avó”...gargalhadas à parte...eu aos poucos fui perdendo a vontade de ser Padre... Fé no laço ...ou pé no laço ! Hoje também tenho riso fácil pelo causo...mas pela saudade que abrasa o coração de todos estes saudosos personagens ! Bom sábado a todos e que o caminho de vocês, tenha um laço de amor !