domingo, 21 de maio de 2023

texto do Adilson - Pedras

"Andanças..." Outro dia visitando no interior, uma pequena empresa familiar, deparei-me com Antônio, talvez 9 ou 10 anos... - Bom dia ! - Bom dia ! (Olhos vivazes, astuto, entusiasta). - Qual seu nome ? - Antonio, Senhor. (Respeitoso) - Antonio você colhe as pedras onde? - No riacho...uma sanga atrás da casa do meu avô! - Quem pintou ? - Eu! ( misto de orgulho e afirmação, seguro de respostas). - Quero uma de cada...mas quero saber por que tem preços diferentes ? ( Pergunta foi de uma " emperiquitada" turista cheia de anéis e pulseiras que atravessou-se na conversa ...saco pensei) -Porque são pedras de tamanhos diferentes, levam mais tinta nas grandes(Antonio respondeu). A emperiquitada pegou 4 pedrinhas de tamanhos diferentes... -Quanto deu guri? Olhei para o Antonio...os olhinhos subiram para esquerda...pensou e respondeu firme: - 13,50 ! A emperiquitada deu 15,00 reais e disse: - Você é bom em Matemática...nossa ,fez tudo de cabeça! Fique com o troco! - Obrigado! - Você tá na escola guri ? - todos os dias, senhora ! Bem...eu ouvi e comprei minhas pedras... - Antonio ! Belo trabalho...vou colocar na minha estande em local especial...você é um Homem ! Levou à mão até à aba do chapéu, maneira simbólica campeira de agradecer... Você que me lê...se já passou dos 60 anos, lembrará que engraxou sapatos, ou vendeu "bergamota" ou chuchu... No ônibus ouvi comentários da emperiquitada: - Sou aposentada, curso superior...e não sei fazer conta "na cabeça"...fiquei com vergonha... Ouvi calado...ela nem percebeu ...eu sentava noutro banco...