sábado, 2 de setembro de 2023

texto Dr. Adilson PICNIC

“Ponte Alta do Norte ...picnic “ - José ? - Sim “dr”... - Deixando à atividade de “vigia” ? - Sim Sr ... - Não gostou do trabalho ? - “dr”, eu estava trabalhando em dois empregos, ficou muito “puxado”. - Bem, vc tentou fazer mais um dinheirinho ? - Era isto “dr”, eu passei na Faculdade... e precisava aumentar o “ganho”...sou casado tem 1 filho... e estudo à noite... (sentimento de orgulho na resposta). - Qual faculdade você faz ? - Pedagogia ! - Maravilha José ! Então Ponte Alta do Norte já tem Faculdade ? - Sim “dr” ! E quero muito ser Professor ! - Com certeza, vai ser um ótimo Professor! - José, quantos habitantes, tem hoje lá ? - Acho que uns 3.000...o Sr conhece ? - Bem, eu estive uma vez lá...fica na BR-116, entre Lages e Mafra... - Isto “dr” ! - Bem José... eu tive uma experiência meio-funesta lá... - Ainda criam porcos soltos, no pasto, nos sítios em época de pinhão ? - Olha “dr”, ainda tem pessoal que cria assim, nos sítios mais longes... por que ? - É que com 8 anos de idade, eu fui num pic-nic com minha escolinha do Orfanato Nossa Senhora das Graças de Lages ... minha mãe no dia anterior, preparou meu lanche: um pão francês, recheado com ovo e salsicha, cortado ao meio...(almoço e café da tarde), duas bananas e uma laranja, um frasco de vidro do “biotônico Fontoura”, com café, embrulhou em panos de prato e colocou num bocó de pano...passei à noite esperando o “grande passeio”. Fomos na carroceria de madeira do caminhão do orfanato...meninos e meninas, duas professoras, Irmã Eugênia e Irmã Tarcila... Chegamos lá por volta de 10 horas da manhã...lindo sítio, mata sombrosa de cambuim, alguns pinheiros...e a casa do caseiro do sítio, de madeira...com galinhas criadas soltas...um belo pasto verde para jogar futebol, uma sanga (riacho) lindo...guardamos nossas tralhas, junto ao tronco do pinheirão... - Meninos e meninas ! Não deixem isto no chão...pendurem nos galhos dos cambuins... não liguei muito pro recado, eu queria começar a jogar futebol logo e já estavam escolhendo aos times...deixei tudo lá, pois íamos jogar e as meninas iam assistir...estávamos todos entusiasmados por jogar com platéia feminina ... Terminado ao jogo, fomos para o lanche-almoço...deparo com a tragédia: um “porco-cachaço” estava “focinhando” meu bocó de pano e comeu todo meu lanche... só sobrou o café do vidro biotônico...passei o dia com vergonha e catando pinhão debulhado, raro que o “cachaço” não achara no chão...lavava na sanga e comia cru com gole de café...não contei para ninguém...passei fome e só contei em casa... - Sabe José ! Vou lhe pedir um favor aí em Ponte Alta do Norte ! Você é Vigilante... e Professor... não deixe “porco cachaço” solto...eles são malvados...! - Prometo “dr”.... vou mandar prender todos...e o “sr” pode voltar fazer pic-nic aqui... (ele rindo muito)... você que tá rindo... já comeu pinhão cru ? Não é uma tragédia, mas tem sabor pitoresco......boa noite gente boa ! Um abraço ! Adilson Tadeu Machado