sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Tio Polvo - texto de Adilson Tadeu Machado

“TIO POLVO” “Baseado em fatos...quase reais” ...qualquer semelhança... é mera coincidência” Foi uma viagem agradável, ônibus, pessoal da “terceira idade”, de carona tinha da “quarta e quinta idade”...mas tudo foi bem, chegamos antes do meio-dia, repetíamos o passeio do ano anterior à Piratuba, balneário lindo ! Desci na recepção, com vale “roupão”, pronto para ir ao exame médico da piscina do balneário, fica a uns 200 metros do hotel ! O recepcionista “alemón grandón” – - --" Roupón Senhor” ? Sim ! - Qual a cor ... azul ou rosa ? - Azul ! - Tamanho ? ...quero “GG” ou “G” - Azul só tem “P”...pois acabou... outros tamanhos... Hummm...não vou de “rosa”...dá um “p” azul mesmo... vestí por cima do short “samba canção”, não fechava na frente...proeminência abdominal, sem problemas pensei...o trajeto não é longo e todos usam “roupão” na rua... - O Sr. Quer “chinelon” ? Quero ! - ihh acabou...só tem pantufa ! Diacho pensei...pantufa? - Tem pantufa: “fada sininho”, “dumbo” e “Tutubarón” ! Olhei a “fada sininho” não gostei daquele vestidinho rosa, o “dumbo” com orelhas balançando e uma tromba ridícula que batia no chão...optei pelo “Tutubarão”, afinal eu conhecia o desenho e tinha cara de “mau”, não percebi que tinha um pequeno badalo, no calcanhar de um pé ! Você andava, meia barriga aparecendo, um pé fazia o barulho “xilépe e o outro xilépe bing” ...assim fui andando pela rua, “xilépe...xilépe bing” e pensando, que criança calçaria pantufa 42 com xilépe e xilépe bing ! Depois soube, que usavam pantufas no baile de fantasia. No exame médico...fila para os “idosos” e “os mais idosos”..não vi muitas pantufas...estavam de havaianas ! A Dra. Com CRM “alto”, se o meu CRM é 2676, o dela seria 20.350...mais ou menos...jovem, sorridente foi logo mandando: “Sr Tutubarón”, tira o roupão...não lhe avisaram que era para vir de sunga ? Não...não me avisaram ! De sunga ...não cabia ! Oi, sou seu colega (eu tentando amenizar). - Propaganda enganosa Dr ? (mas que coisa...atrevida) - “tem fungos nas pregas” ? - no corpo ou no calção ? - Bem, doutor , não tenho lupa aqui, preciso da relação “médico confiança” ! - Tá bom, acredite ... “tô limpo”, (levantei um pouco as pernas do short canção” ! - levante os braços ! pronto ...vamos olhar pés e espaços entre dedos...ok...incline coluna para direita...ok.. “Crép”, foi o som...Tem problema de Coluna Dr ? - ...pouca coisa ! Melhor não pedir para inclinar para frente...sabe lá o que acontece “pensei” ! Sabe nadar ? Se precisar “bóia” ...pegue na outra sala ! - Tem hemorróida ? – Mas prá que isto ? Nesta idade ...o pessoal que já passou na minha frente, tem hemorróida de todo tamanho e que nem vai precisar de bóia...(pensei) vão flutuar fácil fácil ! Enfim lá me fui...”xilépe bing...xilépe...xilépe bing”, guardei roupão e pantufas e entrei na piscina dos “grandes”, adultos, assim de mansinho...pés, pernas e corpo e deixando cabeça de fora. O meu cabeleireiro Laerte, no dia anterior, durante a tintura, falou: “cuida tá ? Este “preto graúna”, é uma tinta nova, de repente não deve molhar logo...tá ! Tô ali, na piscina, jeito de “lacoste”, jacaré só de cabeça de fora curtindo aquela quentura gostosa da água termal...e olhando de soslaio meus “colegas” de molho...aproximando-me da piscinas dos “pequenos”, coloquei a mão na água....”tava mais quentinha que a nossa”...não tinha ninguém ali...o “Tutubarão”, pulou para piscina dos pequenos... água mais quentinha...eis que logo depois chega o “Lindo”, com a mãe dele. Garotinho esperto, loiríssimo, cabelos espetados, e começa dar “mergulhão”... do lado do “tutubarão” ! “Mãããnhê ! olha o meu mergulhão ! Espirra água prá todo lado... “Tio...tu sabe dá mergulhão ?” “eu sou o “tio” ! Claro Lindolf (Lindo) ! Sei sim...meio lento na resposta ...aquela água quentinha, alentece tudo...até os “fungos das pregas” já estavam afogados... “ então...Tio, dá um mergulhão, quero ver ! “ Dei um “ mergulhão” e resolvi ir pelo fundo, mais longe, até o outro lado da piscina, para impressionar o “Lindo” ! Quando saí... na superfície, ouvi muitas risadas e o Lindo, gritando: “Mããnhê...o Tio solta tinta que nem o polvo do Discovery” ...isto é idade, prá criança assistir “polvo que solta tinta” no Discovery ? Lembrei do Laerte ...”Cuida ...é tinta nova” ! Olhei para superfície...aquela mancha...enegrecida...paciência, saí de fininho...juntei mini roupão e fui para o Hotel...xilépe ...xilépe bing...xilépe...Tio Polvo !