sábado, 1 de fevereiro de 2020

Texto Adilson Tadeu Machado

Charles...(nome fictício) O “Exame Médico Demissional”, é um fato e com variáveis de humor ... “Justa Causa” ... alguma irregularidade ocasionada pelo colaborador... “Sem Justa Causa”... dificuldades do empregador ou por razões e conveniências diversas... Para o médico, na maioria das vezes, ao vislumbrar o paciente, o “fascies”... retrata a emoção ao entrar no gabinete, variando: ...alegria ou tristeza, raiva ou arrogância...todo cuidado é pouco, pois explodem as mais variadas emoções, diante de nós e a agressividade está presente, voltada para o Profissional da saúde, que tête- à-tête , com o profissional de saúde, que faz a entrevista. Estamos como “marisco” entre o rochedo e a água, mas sofremos o impacto! Então...sexta-feira à tarde: “Charles” (nome fictício), haitiano, alto, forte, falando Português com dificuldades... - bon soir! (digo eu, arranho meu Francês do ginasial de 60 anos atrás), tentando simpatia. - Bon soir! (Charles) - tout va bien ? Ça va ? (eu) - “Non..meu “patrón” me “manda” embora!(Charles) - Maladies ? (doenças) pergunto eu ? -“ Non, ... non qué gastá dinhero -avec moi”(comigo) (Charles) - Quanto tempo “du travail” ? (eu) - un année et dix mois (1 ano e 10 meses) (Charles). - Charles “vous” vai receber bom dinheiro, dá para ir passear in Port Prince e voltar...(tento descontrair) ...(Eu) - Precisa “caminhón” de “dinhero” ! (Charles – semblante fechado, agressivo). - Quanto custa passagem até Port Prince ? (Eu ...tentando estender descontração...) - “vous” abra “google-internet” e veja preço, se “vous” qué ir lá ! (agressividade). (Charles) Hmmm... (eu) ...(penso comigo...”mois bouche c’ est meilleure fermée” (melhor ficar de boca fechada Dr.) - Oui Monsieur ! (eu), termino meu questionário, faço exame clínico... - C’est fini, Monsieur Charles ! (eu) - Au revoir ! (eu) - Bon chance ! (eu) Charles pega o Atestado Demissional e não responde, levanta-se e vai embora irritado ! “C’est triste – Le vendredi” ( “Sexta-feira triste”, comigo mesmo). Por que me amarguro ? “mens sana in corpore sano”? ). C'est triste - le vendredi !