sábado, 31 de julho de 2021
Nevasca de 57 - Dr.Adilson Tadeu Machado.
NEVASCA EM SÃO JOAQUIM SC, JULHO DE 1955 !
Aqui nasceram meus Pais (Edison e Antônia e meus Irmãos Boanerges e Edson Filho. Julho de 1955. Sou o terceiro filho. Naquele Julho maravilhoso, último dias de férias escolares, eu com 7 anos e 7 meses, na casa de meu avô Boanerges, Fazenda Santa Rita, Invernada de cima. Casa simples de madeira, telhado em “V” invertido de telhas, no “puxado” coberto de tabuinhas,(cortadas de pinheiro), ficava a cozinha !
Ao lado da cozinha, separada por um corredor piso de pedras irregulares de 2 metros de largura, ficava o galpão. Ali nossos adoráveis cômodos: Fogo de chão, um pequeno deque de tábuas farquejadas, um balcão de divisórias para mantimentos(Açucar grosso, farinha, arroz, fubá etc), sobre o deque algumas “carradas” de carro de boi de pinhão de várias safras. Girau com alfafa, aveia e espigas de milho. Varava-se às noite, debulhando milho (para criação: galinhas e porcos) e separando palhas macias de espigas de milho, para cigarros de palha(palheiros) do Vô Boanerges. – “ahh estes meus netos sabem separar bem, as melhores palhas” – delícia de ouvir estes elogios.
Aquela tarde cinzenta, tempo fechado, muito frio, nuvens negras, principiam a cair “capuchos de neve”... corremos para porteira do galpão, subimos nas varas e ficávamos maravilhados com a dança dos capuchos ao vento...nunca antes nós meninos havíamos presenciado tal espetáculo. A neve precipitou-se noite à dentro...após ao jantar, vimos semblantes preocupados ! Ouvíamos o ruído dos “capões de mato”, próximos à casa, quebradeira de galhos de pinheiros e árvores com o peso da neve...logo sentimos estalidos nos caibros de sustentação da casa do Vô Boanerges, principalmente neve acumulando sobre a cobertura de tabuinhas da cozinha ! - Se não limparmos isto, vai desabar a cozinha. Vistam o Tadeu (eu), é o mais leve, ele sobe com a escada no telhado e raspa a neve com a enxada. Boanerges Neto e Nenê (Edison filho), ajudam na escada e recolhem baldes que ele encher de neve !
Ordens dadas, ordens cumpridas. Calçaram-me pequenas botas, cobriram-me com capa de chuva de lã, aquelas usadas por tropeiros, tipo poncho, tamanho para meninos, senti-me super-homem, em missão verdadeira de heroísmo ! - Tadeu – Vai lá – agora é com você – é o homem mais importante nesta casa - Minha Nossa, nunca senti tanto orgulho ! Subi com ajuda de meus irmãos naquele telhado, e raspava a neve rapidamente e enchia baldes e repassava aos manos Boanerges e Nenê (Edison Filho). Não lembro de sentir frio, lembro do entusiasmo e o orgulho...” o Homem da casa “ ! Os caibros de suporte da cozinha, pararam de ranger! Quando descemos e voltamos para o interior da casa, recebemos leite quente com cachaça, “bebida para homem esquentar” – Nem dormi direito aquela noite de tanto “orgulho” . Dia seguinte, belíssimo céu azul, campos encobertos com mais de 20 cm de nível de neve, alguns locais com mais de 50 cm. Descobrimos um mundo para fazer bonecos, catar neve para derreter e ter água para cozinha e fazer café. Às poucas visitas que chegaram no dia seguinte, tudo era novidade. Eu e meus irmãos éramos chamados os “heróis do telhado”... adorava ser chamado e ouvir meu avô discorrer de nossa proeza !
A saudade destes tempos memoráveis, aquecem meu coração. Ouso tomar uma taça de vinho safra especial Aurora, não é cachaça com leite quente, mas é bebida que invade vasos e aquecem um coração cheio de ternura, por Irmãos, Pais, Avós, Primos e tias...na Invernada de cima da Fazenda Santa Rita ! Mundo maravilhoso em belos pagos de São Joaquim SC !
“Bênção Vô Boanerges ! – Bênção de Deus meu neto Tadeu, Você vai ganhar calça-comprida, não precisa mais usar calça-curta... já é “homem”...aquele olhar azul e bondoso de um ancião...mas alto e forte, um palheiro nos lábios e um sorriso inesquecível ! Bênção Vó Angelina - Nada de “bênção” ainda... já lavou aos pés ? Pega a gamela ali, tia Selma vai colocar água quente e você vai lavar estes pés gelados antes dormir ! Certo ? – Sim Vó ! Eu faço ! O efeito da cachaça no leite, derrubavam pálpebras para o sono... água quente nos pés com espuma de sabão de pedra, ardiam os ferimentos de pés ...que muito andavam descalços, nos folguedos e lidas do dia-à-dia da fazenda. “Bênça Vó... bênça Vô... “ Bênça de Deus”...durma com os anjos !
quinta-feira, 29 de julho de 2021
terça-feira, 27 de julho de 2021
Falecimento do Joel Toledo dos Santos.
Falecimento do Joel. Com muita tristeza, nós amigos do CLUBINHO, nos sentimos com o lamentável fato. Que Deus proteja toda a sua família.
sexta-feira, 23 de julho de 2021
terça-feira, 20 de julho de 2021
Em Brasília.
Registro do amigo Mano Walendowsky - da sua Iara - no encontro com o nosso presidente Bolsonaro em Brasília.
sábado, 17 de julho de 2021
Um ano....
Sim ... no dia 11/07/2020 foi nosso dia de protesto em favor da vida ! Desde Março 2020, abraçamos uma causa...preventivamente e precocemente, pudemos levar algum benefício em quem acreditou e acredita. Num grupo de 08 colegas, assinamos uma carta pedindo para sermos ouvidos. Nunca tivemos resposta ! Todavia as centenas e milhares de pessoas que tiveram acesso, à avaliações e receitas, preventiva e precoce, de maneira orientada, Graças a Deus, não foram acometidas de situações irreversíveis! Somos gratos por continuarmos na luta, com saúde! Gratidão a todos os colegas que preferiram anonimamente atender seus pacientes. Nos cremos que temos cumprido nosso Dever ! A mestres como Anthony Young, Luciana Cruz, Lucy Kerr, Nice Yamagushi, Loyola, Cássio Prado, Armando Taranto, Clecy Veronesi, João Rodrigues e outros tantos. Minha General Leila Farret , parceira, amiga, guerreira ! Todas as honras ! Nossa Continência. Deus continue abençoando Blumenau, Rancho Queimado, Porto Feliz, Uberaba, Jundiaí, Belém do Pará, nós cremos
!
Eram dias de Quarentena. A Telemedicina facilitou atender, orientar e até doar medicação. Por estar isolada em casa com Pais Idosos, Dra Leila Farret Contribuía e contribui com necessitados. Suas doações atingiram centenas de pessoas. Desde 1983-1984 enchentes, é uma parceira da comunidade. Dôa seu tempo e vida exemplar na Saúde em Blumenau. História de uma vida ! Pandemia 2020/2021. Deus a abençoe ! Para evitar danos, suas doações eram protegidas com embalagens impermeáveis e nominadas. Muitos Blumenauenses, assim foram atendidos. No portão embalagens, distanciamento mantido nas entregas e comunicadas à distância ! Muitos enviavam os Motociclistas de "Delivery", dia-e-noite, uma "Lady" cuidando dos Pais e Irmão adoentado, não descansou de sua artrite e empunhou sua caneta e celular. Incansável ! Deus a continue protegendo. Marcada no Coração de muitos Blumenauenses e arredores ! Quiçá outros Estados e Países !
quinta-feira, 8 de julho de 2021
Aconteceu ...Dr. Adilson
Bom Dia... hora da Vitamina D ..., o vermífugo, não esqueçam o zinco... os demais ...só se tiver sintomas...certo ? Meu abraço a todos...até aos da "ziênzia" ... eles tomam... mas não podem mencionar ... né?
Esta foto...por volta de 11:30 da manhã de hoje...fui olhar aos ipês e ao rio. Parei ao lado de árvore pata-de-vaca na beira rio. Percebi que no outro lado da árvore, junto à cerca de canos, havia uma jovem manuseando seu celular. Pensei, também vai fazer fotos da bela imagem de Sol refletido. Fiquei à distância...procurando meu melhor ângulo. A jovem não me percebeu... de costas, sentou- se posição de lótus (yoga). Pensei, creio que vai meditar, aproveitando o tempo livre de trabalho no almoço. Continuei perscrutando detalhes nos ipês, no gramado, no rio... na ponte de ferro. Fui acordado da distração por gritos veementes... " EEEiii você aí ! Não viu que a mulher tá passando mal ! Não vai ajudar em nada? Olhos desesperados, um jovem de mochila nas costas, múltiplas tatuagens pescoço e braços. Assustei-me com a veemência do pedido. A jovem continuava de costas para mim ! O desespero do rapaz parecia sincero. Tive o senso de olhar se estava armado... olhei para os lados...seria um golpe ? O rapaz continuava desesperado! Agachei- me com cautela ... ela estava com a face pálida e com sudorese intensa. Hipotensão? Hipoglicemia ? Lúcida... pedi que baixasse a cabeça e forçasse resistência contra minhas mãos na cabeça... respirando normalmente. Quem é ela ? O rapaz respondeu
... minha esposa! Onde você estava ? Eu estava vendendo balas na frente da prefeitura... ela me ligou avisando que estava passando mal. Como é seu nome rapaz ? Rafael (troco o nome) ! E o nome dela ? Jennifer ! Jennifer você usa algum medicamento (epilepsia) ? - Não ! Eu estava esperando o ônibus para ir trabalhar... sou camareira no Hotel S... Fiquei tonta e senti náuseas! Rafael ... busque água ou café... ali na XV eu fico cuidando da Jennifer ! Certo... desculpe Senhor, eu gritei ...tava nervoso! - não se preocupe Rafael traga água ou café! Saiu em disparada ! Jennifer gradativamente atende me e levanta devagar a cabeça, cores voltando na face, sem suor... lábios corando. Jennifer, vc está grávida? (Mania de obstetra) ...acho que não senhor... Jennifer, sou ginecologista, vc usa anticoncepcional? - Não Dr ! ...creio que estou no período fértil! Hmmmn... entendi. Chega o Rafael com copo d'água, metade derramou na corrida. Devagar levantamos Jennifer...apoiada na cerca ...- Rafael , tem balas aí? Tenho dá uma para levantar a glicose de Jennifer...obrigado Senhor. Rafael, posso estar enganado mas creio que vocês aumentarão a família. Abraçados foram pela calçada...em direção da Prefeitura...voltei conjecturando...por que eu fui ali fazer foto ? Bem.... Ele ...deve saber !
Assinar:
Postagens (Atom)