domingo, 23 de abril de 2023

texto do Amigo Dr. Adilson Tadeu Machado

HELGA ... Abasteci à nave...rumo à Timbó (trabalhei pela manhã) e à tarde em Benedito Novo ...belas andanças ! Em Benedito... - Boa Tarde ! Sra Helga ? - Sim ! - Tudo bem com a Senhora ? - Meu filho Markus pode ficar junto ? - Claro ! - 88 anos ? A Sra continua trabalhando (exame periódico)...(registrada como “Serviços Gerais”). - Não posso e nem “querro parrar”...semprre tem boletos parra pagarr... - Tenho que “atenderr” meus clientes, é meu negócio. - Muito tempo aposentada ? - “Crreio” que uns 25 anos... (Elegante, olhos vivos...vestimenta clássica, firme nas respostas e convicções, sem titubeios). - Toma remédio ? -Só “parra pressón” ! Losarrtana ! - Sabe “Doutorr” ...”aposentadorria” nossa é “mixarria”...os políticos “comem tudo” ! Nosso negócio tem que terr “capital de girro”...quando me aposentei...foi o “maiorr “dinheirro” que vi...recebi um acumulado de “trress salários”...o “atrrasado” , convidei meu velho e disse, vamos “almoçarr” domingo um “xurasco” ...eu pago ! Lá no “rodízio da Prrada de Indaial”...aquela que pegou fogo “doutorr”...conheceu ? - Não, só o Ataliba do “sêo Peters”, mas ouvi falar, Dona Helga ! Coisa boa né ? -“ Verdadeirra Marravilha” doutorr! Comemos muito eu e meu velho (falecido há 4 anos)...mas que vergonha doutorr...”terrminamos de comerr”, e o Hans disse: Helga os “garçons” tão “arodeando” à mesa...tá na “ horra de pagarr”...você quer mesmo pagarr...”procurrei no bolso da calça jeans de trrás ... e eu fiquei “roxa” ...esqueci o “magote enrolado do “dinheirro” no fundo do guarda-roupa...meu velho “ entón”, teve que “pagarr com cheque...que verrgonha doutorr...cheguei em casa...peguei o magote e fui entregarr para o “marrido”...ele disse...nón Helga...feliz aniversárriio e me deu um abrraço...o “dinheirro” é seu! Lágrimas brotaram tingindo aos olhos azuis... Ok...meus olhos também ficaram umedecidos...Markus colocou mão sobre o ombro da mãe Helga ! Trocamos um “abrraço”... - Sabe “doutorr”, ainda temos também o fusqueta do Hans...”é brranco” ...como é mesmo seu nome “Doutorr”?