sexta-feira, 2 de agosto de 2024

POLYANNA !

- Bom dia ! Polyanna ? - Sim “dr” ! - Parabéns...vejo aqui...você é candidata a melhor estagiária da Emef de Guaramirim ! Sorriso farto, arcada dentária superior leve proeminente, , olhos vivazes, tez afro-descendente. Após respostas clássicas de anamnese, prontas e satisfatórias...continuamos... - Há quanto tempo está no Sul, Polyanna ? - Quase 5 anos “dr” ! - De onde você veio ? - Interior do Maranhão... - Como era a vida por lá ? - Muito difícil...dependendo da política, algum emprego na prefeitura...ou então trabalhar de doméstica sem registro de carteira...isto de carteira, lá não existe “dr” ! - Como veio parar por aqui ? - Conheci uma pessoa daqui da região...convidou-me para vir ...foi muito difícil ... deixei meus 2 filhos de um primeiro relacionamento e vim para cá. Foram dois anos dedicados ao trabalho e estudos. - Consegui trabalho de auxiliar de costureira e juntei dinheiro, trabalhando por 2 anos e fui buscar meus filhos , 5 e 7 anos que estavam com minha mãe. No retorno foram 4 dias de ônibus...mas chegamos e estamos na luta ! - Sua formação agora é de estagiária de Pedagogia... - Sim, “dr”...meu sonho era progredir e obter para meus filhos um mundo melhor, hoje em Jaraguá do Sul, estudam em ótimo colégio ! Eu estou terminando Pedagogia e consegui este estágio ! - Polyanna...que orgulho, parabéns pelas conquistas...admirável, mãe, trabalhadora, estudante noturna...verdadeira glória ! Não tenho dúvidas de seu sucesso...as dificuldades forjam ao caráter e a conquista...os louros são seus, aceite meus sinceros parabéns ! Os olhos de Polyanna turvaram...lágrimas escorreram, lavando uma face de gratidão ... - Obrigada “dr”...muito obrigada mesmo...é a primeira vez que alguém reconhece esta luta...desta maneira. - Posso mostrar a foto de meus filhos ? Olhos marejados...alma feliz...face comovida. - Claro que sim ! - Mostrou-me no celular...uma foto, todos vestidos elegantemente...ela no centro, filhos ao lado...o companheiro elegante com mão no ombro do filho menor...bela foto que vi com dificuldade...pois o meu coração enternecido, provocou turbidez nos meus olhos...não consegui disfarçar... Deus Seja Louvado...onde há trabalho ...há dignidade ! Direito Fundamental de uma Constituição ultimamente ultrajada !