sábado, 10 de agosto de 2024
Texto do Dr. Adilson
BOTUVERÁ ! Devaneios...
Esta semana, convidado compareci à uma empresa parceira de Botuverá SC, palestrando na SIPAT ( Semana Interna de Prevenção de Acidentes). Bonito ver quantos empregos geram nossas empresas em Santa Catarina, quantos brasileiros de diferentes regiões, encontram ao sustento de suas famílias. Corajosos empreendedores, assim tantos outros catarinenses, arrojados lutam com uma carga tributária monstruosa e levam suas empresas, apesar da luta desigual por predatórios tributos que escapam pelo ralo da corrupção. Sempre fico encantado de percorrer aquele vale, as montanhas, o rio serpenteando...desviando-se de obstáculos, rumo ao oceano. Pensando nos desbravadores...primeiros habitantes...lutas...persistência...
Visitamos pela quinta vez, ao parque das Cavernas de Botuverá, natureza preservada, aquela mata de canela preta, o riacho exuberante, o silêncio da mata, quebrado pelas corredeiras de águas límpidas , transparentes.
De volta à caverna, descoberta por uma expedição de caçadores em 1940. Um dos cachorros da equipe, perseguindo algum animal, entrou por um buraco, não retornou. Seu dono, conseguiu também entrar e descobriu um tesouro, a Caverna de Botuverá. Nos seus salões possíveis de visitar, num passeio de 45 minutos, vamos ouvindo com deleite à guia do IMA, discorrendo História, Geologia e narrativas fantásticas de um mundo longevo. A rocha predominante, carbonato de cálcio, porosa, permitiu a passagem de um rio há milhões de anos, formando espeleotemas, estalactites, estalagmites, colunas, travertinos, etc...
Aí...a menina de 10 anos, no nosso grupo de visitantes, reunidos, pergunta: “Moça...já que estas formações são formados, pela água da chuva e carbonato de cálcio pingando do teto, quanto tempo para formar esta estalagmite, aqui no chão ?”
- Olha, obrigado pela pergunta, se você lembrar do “dado”, aquela pecinha de jogo com 6 faces, que você joga avançando no tabuleiro, seu marcador, aquele “dadinho” tem 1 cm3 (centímetro cúbico), aqui gôta-à gota ...demora 100 anos para formar um dadinho.
- Esta caverna tem cerca de 65 milhões de anos, ainda haviam dinossauros ...
Fiquei conjeturando...100 anos, para formar um dadinho...tempo que poucos seres humanos, atingem na idade. Senti-me como sempre, muito diminuto. O que sou...o que represento em 65 milhões de anos ?
Ela discorreu sobre os seres que vivem ali na caverna...cêrca de 50 espécies de diferentes animais vertebrados e invertebrados...numa temperatura estável sempre de 20 graus. Eita mundo maravilhoso...chego em casa, ligo TV...vejo seres arrogantes, petulância, digladiações, palcos “inauguratícios”...ideologias...melhor desligar, achar uma leitura, um bom livro, um bom texto...ocupar à mente com algo significativo “100 anos...um centímetro cúbico”... nem isto somos, não temos leitura...gente que nunca leu um livro...o que somos ?
Blumenau 10 de Agosto de 2024. Feliz Dia dos Pais !