sábado, 29 de novembro de 2008

Campanha realizada em 1983



Capa
Relatório
Nova Blumenau
Um compromisso de todos


Página 2
O projeto Nova Blumenau é uma ação voluntária da comunidade para resolver problemas das enchentes. Participe você também e veja como é possível unido alcançarmos as soluções que diminuem prejuízos e eliminam riscos de vida.
Ligue para 0473 226999 ramais 210/264 Blumenau SC e saiba como participar.
Página 3
O tempo de recuperação de Blumenau bem como o sucesso desta jornada em relação ao futuro, será diretamente proporcional à dedicação, ao entusiasmo, ao esforço e ao trabalho que cada um oferecer a esta causa.
Página 4
Filosofia da Nova Blumenau
Se Alemanha e outras nações destruídas pela 2ª Grande Guerra ressurgiram dos escombros para invejável posição mundial, por que não haveremos de criar condições para o próprio soerguimento?
Pagina 5
Apresentação
Ao elaborarmos o presente relatório a preocupação é fazer justiça a quantos encamparam o ideal do Projeto Nova Blumenau. Aqui se verá o que já foi conseguido pelo esforço de cada integrante de Comissão, pela decidida atuação de cada Coordenador, assim como pelo desprendimento de quantos, não podendo participar fisicamente o fazem através de doações ou outras formas de colaboração também importantes para os elevados desígnios deste movimento, único no Brasil. Quantidade ? Não deve ser a principal preocupação. Em princípio, porque jamais se poderá quantificar realizações para quem trabalha gratuitamente. Todos estão aí, integrados, por força de um sentimento que transcende os interesses materiais, seja a remuneração, seja a ostentação daquilo que é conseguido realizar. Num segundo enfoque, cada qual oferece p que lhe é possível, subtraindo horas ao seu lazer ou ao sagrado direito de convívio com a família, pensando em uma Blumenau que se sente honrada por seu passado, dignificada no presente e responsável para com o futuro, quando a voz da História ensinará as novas gerações o valor das ações comunitárias sérias e coerentes. Esta a essência do movimento. Este pó objetivo maior do Projeto Nova Blumenau. É preferível a qualidade da ação. A quantidade será decorrência do entusiasmo, da dedicação, do trabalho e, principalmente da pertinácia e da coragem, peculariedades que só existem na qualidade. E isso vem sendo conseguido acima, mesmo, da expectativa, se considerado o modelo praticado. Temos aqui resultados dos primeiros 90 dias de ação. Claro está que após esta edição já aconteceram outras tantas realizações, assim como novas colaborações e participações já estão registradas. Constarão da próxima edição, abrangendo os 90 dias seguintes. A todos que têm participado, os agradecimentos de Blumenau. Aqueles que venham a participar, a certeza de que nossa cidade e nosso município saberão reconhecer.
Dalto dos Reis
Presidente
Pagina 6
Projeto Nova Blumenau
Realizações ou providencias por comissão 90 dias de ação.
Comissão de reconstrução de casas e terrenos
Coordenador – Nelson João de Souza
Endereço Rua Prom. Ribeiro de Carvalho,269
Telefones – 231767 – 224988
Material conseguido por campanha junto à comunidade e repassado a pessoas que, tendo perdido sua casa, a reconstrução ou estão reconstruindo por esforço próprio. Tijolos 35.000 unidades, telhas 4,530, Eternit 502 chapas de 2,44 m², areia 60 m³, janelas – 23, portas 24, barrotes – 125, sarrafos – 146, assoalho -303 m², mata junta – 812, tábuas – 654, caibros – 73, alinhamentos – 20, pés diretito – 8, pia – 1, armário – 1 vaso sanitário – 1, lavatório – 1 .
Colaboradores ou colaborações à comissão:
10 operários da Prefeitura para demolição de prédios doados para utilização do material aproveitável. 02 caminhões e 8 soldados do 23º BI para transporte de material. Doadores 1) Fernando do Vallle; 2) Irmã Maria – Colégio Sagrada Família; 3) Carlos Zappa; 4) Sra. Mirma; 5) Diderot Carli; 6) Nelson Gomes Capello; 7) Jovina Nemetz; 8) Roberto Baier; 9) Salete Castanho; 10)Ítala dos Santos Dutra; 10) Frederico Stinglin; 12) Eunice Duarte da Silva; 13) Jorge Schnaider; 14) Herbert Schulze; 15) Laércio Silva; 16) Rolf Becker; 17) Lizelote Luz; 18) Valtraut Lorenz; 19) Udi Fuck; 20) Fred D. Wacholz; 21) Ronaldo Baugarten; 22) Asentino Golbacker; 23)Bartira W. Beckauser; 24) Cesar Souza - Fpolis; 25) Eriberto Klçemer; 26) Valter Filgueras; 27) Formaq.
Página 7
Comissão de organização comunitária para defesa Civil
Coordenador – Empresário Ruy Eduardo Willecke
Endereço Casa Royal Rua 7 de Setembro, 1366
Telefone 229066
Instalação do Núcleo do bairro Ribeirão Fresco, liderado pelo Sr. Jorge Stadt, que já autoriza as seguintes providencias e realizações:
– colocação de cinco caixas para captação de água potável durante as ocorrências de enchentes.
– construção de um rancho em terreno cedido pela Sra. Elvira Cunha, para depósito de móveis retirados durante as enchentes;
- u ma tenda inflável de 200 m² colocada a disposição pelo Pastor Eduardo para abrigo de pessoas.
- Construção de 10 canoas já utilizada na enchente de setembro de 83 as quais foram construídas pelo próprio núcleo com material adquirido por seus integrantes
2. Instalação do núcleo do Bairro Fortaleza
3. Instalação do núcleo do Bairro Vila Nova
4. Instalação do núcleo do bairro Garcia
Instalação do núcleo do bairro Itoupava Norte.
Estes ainda não forneceram relatórios.
Página 8
Comissão de saúde
Coordenador Dr. Roberto Buschele
Endereço Hospital Santa Isabel
Telefone 226317
Plano de assistência médica em Blumenau, nas situações de calamidades, elaborado pelos Drs. Newton Mota, Adilson Tadeu Machado e Fernando Vianna.
2. Elaboração de folheto sobre cuidados básicos de saúde por ocasião de cheias, elaborado pelo Dr. Luiz Carlos Lins e adotado em conjunto com a comissão de educação.
Trabalhos na elaboração da carta de saúde de Blumenau
Definição de profissionais de saúde de todos os níveis para que assuma automaticamente os postos para os quais estão designados em caso de enchente;
Em fase de planejamento a campanha de esclarecimento e orientação comunitária sobre hipertensão arterial. É a primeira de uma série de campanhas abordando doenças que, pela sua elevada incidência, repercussão social ou interesse que despertem merecem ser destacadas.
Página 9
Comissão de educação
Coordenadora – Profª. Valquíria Maria Rafael Ruthes
Endereço Escola Básica Adelaide Stack
Telefone 221109
Levantamento das necessidades de após enchente, em seu mais amplo aspecto, abrangendo desde a realidade escolar necessidade de participação da comunidade na educação introdução de manuais de saúde preventivos e auxiliares no caso de enchentes, desenvolvimento da consciência comunitária quanto a capacidade criativa em busca de soluções diante das calamidades;
Reunião com 57 diretores e responsáveis pelas escolas das redes municipal, estadual e particular, para levantamento da situação causada pelas enchentes em cada estabelecimento escolar;
Participação em programas específicos da TV Cultura, informando e sensibilizando a comunidade para as propostas da comissão.
Elaboração do Manual da saúde, em conjunto com a comissão de saúde, dirigido aos alunos do 1º e IIº graus, orientando como agir durante as enchentes.
Envio de correspondências a 43 prefeituras do Estado não atingidas pelas cheias, solicitando participação na doação de material escolar e didático / pedagógico para reposição do que foi destruído, tendo em vista o ano escolar de 1984.
Contato com 21 empresas construtoras de Blumenau, Jaraguá do Sul e Camboriú, objetivando material de construção para recuperação de prédios escolares cujo material já está sendo recebido.
Contato com a rede bancária local para auxílio às escolas.
Correspondência a diversas editoras nacionais e estaduais para obtenção de livros das bibliotecas escolares e didáticos.
Página 10
Colaboradores ou colaborações já recebidas
1. Banco Lar Brasileiro – assumiu a reconstrução da Escola Reunida Fernando Ostermann, já inaugurada em 17 de dezembro
2. Banco Bradesco S/A assumiu a reconstrução da Escola Básica Machado de Assis
3. 3. Clube de Diretores Lojistas doação de CR$150.000,00 destinados a Escola Básica João Widemann
4. Anônimo – 2.000 folhas de papel ofício para a Escola João Widemann
5. Amilton Ferreira – a) 10.000 folhas de papel oficio destinado ao projeto Nova Blumenau; b) subvenção para viagem a Jaraguá do Sul; c) pagamento da conta telefone a serviço da comissão referente o mês de setembro;
6. Casa Royal S/A subvenção para viagem a Camboriú;
7. Construtora Pecon de Camboriú doação de pedrisco para o pátio de diversas escolas;
8. Construtora H Schultz colocou o porto de areia à disposição das obras de reconstrução de escolas juntamente com diversos materiais de construção;
9. Paulo Roberto dos Santos – 5.000 tijolos;
10. Construtora Itaipu – adotou uma escola da periferia, faltando apenas indicá-la.
11. Construtora Oásis – material de acabamento e sanitários.
Página 11
Comissão de contenção de cheias
Coordenador Engº MEC. Carlos Araujo Leonetti
Endereço Rua XV de Novembro, 838 apto 1103
Telefone 229213
Análise das diversas sugestões encaminhadas a comissão
Correspondência ao DNOS e outras entidades para apoio;
Indicação, pelo DNOS, de um representante permanente junto a comissão;
Participação no 1º. Seminário sobre Hidrologia e Controle de Enchentes;
Participação no Simpósio de Hidrologia e Recursos Hídricos;
Contatos com a FURB para sua integração nos trabalhos da Comissão de levantamento das cotas de enchente verificada em julho/83.
Página 12
Comissão de cultura
Coordenadora – Profa. Sueli Maria Vanzuita Petry
Endereço – Rua Ribeiro de Carvalho,163
Telefone 222790 – 21711
1. Lançamento da Campanha Adote Um Móvel do Museu da Família Colonial no dia 09/10/83.
2. Visitas ao comércio e industria em busca de apoio para os objetivos da comissão;
3. Remessa de relatórios dos danos ocorridos na área cultural a vários órgãos públicos e particulares do país, objetivando sensibiliza-los para a participação nos esforços da comissão;
Colaboração recebidas
1. Doações do comércio, industrias e particulares em Livro de Ouro Cr$ 209.000,00 (duzentos e nove mil cruzeiros);
2. Parecer favorável da Tabacos Brasileiros S/A para assumir a restauração do prédio do Museu da Família Colonial, através da Fundação Casa Dr. Blumenau;
3. Compromisso assumido pela Fundação Casa Rui Barbosa para a recuperação de documentos e a colocação de uma restauradora à disposição da comissão;
4. Convênio para a revitalização do Museu da Família Colonial assinado com a Fundação Casa Dr. Blumenau e Pró- Memória (Programa Nacional de Museus) pelo qual foi recebida a importância de R$ 7.000.000,00 (sete milhões de cruzeiros) ;
5. Vida de duas museólogas para assistência técnica e reorganização no trabalho de revitalização do Museu;
6. Recebimento de obras de arte para leilão e a aplicação de recursos no objetivos da comissão. Foram doadores os artistas plásticos Guido Heuer (dois quadros) Dirceia Binder ( 2 quadros) Marisa Popayers do Rio de janeiro ( um quadro);
7. Confecção de painéis expositivos das perdas dos setores culturais atingidos, bem como mensagens sensibilizadoras através dos meios de comunicação, mostrando a necessidade de urgência na recuperação do acervo cultural de Blumenau.
8. Inicio da campanha em favor da Biblioteca Pública Municipal como slogan “Doe um Livro”.
9. Recebimento da importância de Cr$ 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil cruzeiros) através do artista plástico Guido Heuer integrante da Comissão, doada pela Associação de Artistas Plástico de Santa Catarina para aplicação no esforço de recuperação do setor cultural de Blumenau.
Pagina 13
Comissão de Recuperação de Obras Públicas
Coordenador – Engo. Orlando Gomes
Endereço Rua 15 de Novembro, 1336 -10º. Andar s/106
Telefone 223614 222897 – 223111
Reconstrução da Praça Dr. Blumenau totalmente financiada pela Hayashi & Cia Ltda;
Recuperação de todo o leito da Rua Hermann Hering, com material patrocinado pela Cia Hering S/A equipamentos e pessoal da Prefeitura de Blumenau. Obra em andamento;
Contato com o Sindicato Nacional do Comércio Atacadista dos Derivados de Petróleo;
Recuperação da Praça do Estudante com equipamentos patrocinados pela RB Planejamento e Construções e pessoal da Prefeitura de Blumenau;
Recuperação da Praça 2 de Setembro pelo Movimento de Escoteiros de Blumenau;
Recuperação da Praça Jorge Lacerda com equipamentos patrocinados pelo Lions Clube Itoupava Norte;
Patrocínio de 40 lixeiras para as ruas centrais de Blumenau através da RB Planejamento e Construções;
Recuperação da Praça Hercílio Luz com equipamentos patrocinados pelo Lions Clube Blumenau Centro;
Recuperação da Praça Pedro II compromisso já assumido pelo Lions Clube Blumenau Sul;
Recuperação do Anel Viário Norte compreendendo as ruas 2 de Setembro, Missões e República Argentina, já autorizado pela secretaria de transportes do Estado,com participação da Prefeitura de Blumenau;
Início da campanha pela recuperação da Rua Amazonas buscando apoio de diversas empresas da área a ser restaurada.
Página 14
Comissão dos meios de produção
Coordenador – Pedro Cascaes Filho
Endereço – Rua 15 de Novembro, 1409
Telefones- 228188 – 228343
Levantamento da situação dos meios de produção de Blumenau e definição de prioridades para as ações da comissão;
Constatação do “modus operandi” das companhias seguradoras com negócios em Blumenau e denúncias aos poderes públicos bem como a opinião publica, dos casos que a comissão entendeu prejudiciais aos interesses de Blumenauenses neste esforço de recuperação;
Correspondência a todos os deputados e senadores catarinenses para que em grupo acima das suas posições partidárias insistissem junto ao Presidente da República no sentido de sancionar Projeto de Lei aprovado pelo Congresso Nacional concedendo moratória de débitos públicos a pessoas físicas e jurídicas atingidas pelas enchentes nos três estados do sul; (Obs - Esta matéria acabou sendo totalmente vetada pelo Presidente Figueiredo enquanto medidas similares em relação ao Nordeste receberam o seu beneplácito);
Contato pessoal com o Sr. Raimundo Hillesheim, morador de Baufort, North Caroline, Estados Unidos, objetivando conhecer a possibilidade de mercado naquele país, para formação de uma cooperativa de exportação constituída pelas micro, pequenas e médias empresas de Blumenau, deflagrando o incentivo a comercialização previsto nas atribuições da comissão;
Lançamento da campanha para reativação da FAMOSC, o que, Após bom tempo de insistência redundou na aprovação da idéia que será colocada em prática a partir de janeiro com a denominação de Festival de Verão . A proposta é expor e comercializar de maneira a fornecer recursos para recuperação das micro, pequenas e médias empresas que necessitam dessa ação incentivando ainda, a arrecadação dos cofres públicos.
Página 15
Comissão de Reformulação do Plano Diretor
Coordenador – Engo. Henrique Reis Bergan
Endereço – Rua XV de Novembro, 1336 8º. Andar s/85
Telefones – 224622 – 222921
Esta comissão caracteriza-se por um extenso trabalho acima do atual plano diretor. Em função disso, não há o que relatar de realizações palpáveis, senão o ciclo de debates em que seus integrantes interpretam as novas necessidades de Blumenau frente as alterações fisiográficas impostas pelas sucessivas enchentes de 1983, notadamente a maior delas em julho. Neste particular temos de estabelecer novos parâmetros para a atualização do Plano Diretor da cidade, levando em conta, além de outros fatores, as quotas determinadas por último para execução de novas construções. Assim, também, estamos estudando uma série de alternativas que nos permitam visualizar o crescimento da cidade dentro de normas humanizadoras capazes de tornarem aprazível o viver em Blumenau, aproveitando ao máximo suas belezas naturais e sua vocação turística.
Pagina 16
Comissão de turismo
Coordenadr até 06/12/83 Sr. Harold H. Letzow
Coordenadora apartir de 7/12/83 Dra. Maria Benta Drumond Vieira Darós
Endereço Rua Amazonas 1108 Blobo B AP. 210
Telefone 22 7975
1. Estabelecimento de bases para lançamento da campanha O MAIS BELO JARDIM FDE BLUMENAU com o objetivo de estabelecer a imagem de cidade jardim tão duramente atingida pelas enchentes este ano;
2. Ação junto ao comércio do centro para que usem muitas flores nas praças passeios e marquises junto aos seus estabelecimentos ;
3. Contatos com proprietários de estabelecimentos que atendem ao turista, notadamente bares, restaurantes, confeitarias, choperias e estabelecimentos congêneres no sentido de darem mais tipicidade aos locais onde prevalece o estilo germânico, encarecendo a preocupação do melhor atendimento possível aos visitantes e freqüentadores;
4. Em fase de planejamento um terminal para ônibus de molde a oferecer aos visitantes de Blumenau todo o conforto possível a par de contribuir para a organização do trafego nas ruas centrais. Com este objetivo temos procurado o apoio da Prefeitura, de comerciantes, da classe hoteleira, dos prestadores de serviços em geral. Há outros objetivos na proposta da Comissão. Esses, porém, integram as prioridades estabelecidas, Após cuja realização passaremos as outras etapas.
Pagina 17
Comissão de comunicação social
Coordenador até 24/11 Osmar Laschewitz
Coordenador a partir de 25/11 Francisco Socorro
Endereço Geranium Hotel
Telefones 220222 224544
1. Proposta de um nome fantasia e o logotipo para definição de marca do movimento acompanhado do slogan que comunicasse a todos os blumenauenses a necessidade de envolvimento da comunidade nos esforços a serem empregados.
2. Definição de um sistema global de comunicação envolvendo diversos meios de veiculação;
3. Elaboração do material proposto por colaboração das empresas de Blumenau e de fora, lançando as seguintes peças;
– papel ofício com a marca
– selos adesivos para diversas aplicações, especialmente correspondências;
– out-doors já exibidos em locais cedidos pela Eldorado de Joinville que também produziu as peças;
– blocos de recados já em uso;
– 1.000 camisas, tamanho diversos, patrocinadas pela Cia Hering S/A;
– Jingle em veiculação nas emissoras locais.
4. Edição e distribuição de 300 livretos explicativos da proposta de ação comutaria que se denominou Projeto Nova Blumenau.
Página 18
5. Ocupação de espaços nos meios de comunicação local em termos aproximados
TV Cultura – 92 minutos
TV Coligadas – 15 minutos
TV Bariga Verde – 5 minutos
Rádio Blumenau – 90 minutos
Rádio União – 25 minutos
Rádio Clube – 15 minutos
Rádio Nereu – 15 minutos
Rádio Difusora – 15 minutos
Jornais diversos – 800 cm/coluna
Realizações computadas ate 19.11.83.
6. Falta produzir e veicular a chamada de televisão e de jornal para completar a primeira etapa;
7. Assim também, esta comissão está a disposição dos demais integrantes do Projeto Nova Blumenau para campanhas específicas do interesse de cada uma.
Página 19
Comissão do meio ambiente
Coordenador Êdela Bacca
Endereço Rua Artur Muller, 94
Telefone 228329
Recebimento de 150 mudas de castanheiras doadas pelo Sr. Ivo Frutuoso de Navegantes.
Campanha junto as televisões com frases de concientização sobre a importância de preservação do meio ambiente e proteção a natureza;
Elaboração de folheto sobre a destinação do lixo urbano a partir da ação do morador de Blumenau;
Importância da reposição da vegetação as margesn dos rios;
Como ocupar, com menores riscos as encostas sujeitas a fenômenos ecológicos;
Proposta de aço global em todo o Vale do Itajaí face a interdependência das comunidades a sua margem quanto a necessidade de medidas uniformes.
Este primeiro relatório foi organizado com base nas informações prestadas pelas comissões no Fórum de Dabates realizado a 19 de Novembro no Teatro Carlos Gomes.
Vilarino Wolff
Secretário Executivo
Pagina 20
Colaboração
SCRIBA Propaganda
Cia Hering