sábado, 5 de setembro de 2020

texto Dr. Adilson na pandemia

UMA “LANTERNINHA” GENERAL ! ... eu a conhecia dos corredores do HC ( Hospital de Clínicas ) (Curitiba) e dos elevadores...14 andares, nós de jaleco, pastas verdes, subindo e descendo para diferentes aulas, em diferentes clínicas. Ela era veterana, (formatura foi em 1976...a minha 1977). Não nos conhecíamos, a não ser nos encontros de corredores e elevadores ! Riso fácil...chamava atenção pela personalidade forte e decidida, nos papos que ouvia ...ou na “cantina” ou no refeitório...ela sempre “tava na rodinha de papo dos veteranos”. O jaleco branco que usava, desde estudante, sempre tinha um adereço a mais, bordado. Aqueles meandros que aprendemos, nas aulas de desenho do ginásio, sempre um “quesito” a mais para destaque ! Tínhamos um Amigo em comum, o Cláudio balconista da farmácia de Santa Felicidade e nosso saudoso colega ,querido de Curso de Medicina ! Ele fazia algumas Disciplinas na turma dela e outras na minha ! Pelo Cláudio, eu sabia que ela era “lanterninha” do Teatro Guaíra, onde ganhava uns trocados para poder se manter, no Curso de Medicina e se alimentar no R.U. Na faculdade não nos aproximamos ! Eu trabalhava quase toda noite, como radiotelegrafista, pouco nos conhecíamos ! No Teatro Guaíra, a identifiquei algumas vezes, orientando os atrasados, no escuro, procurando por seus lugares ! Ela sentava-se, no chão, nas escadas para curtir às peças teatrais e shows ! Nossos caminhos só se cruzaram em 1981. Já em Blumenau, médico da Linhas Círculo, (Gaspar), nossa Assistente Social, contratada Ursula Pawlowsky , viera da Cremer e ao tempo todo, comentava o belo trabalho que a Médica Dra. Leila, executava no ambulatório daquela empresa ! Assim, sem sabermos, estávamos inscritos, para o Curso de Medicina do Trabalho, da ANAMT, (Associação Nacional de Medicina do Trabalho) feito na UFSC,(Florianópolis) no ano de 1981. Nos conhecendo lá, nos tornamos amigos, e fazíamos “transporte solidário”, cada fim de semana de aula(Quinta, Sexta, Sábado e domingo de manhã) , todos íamos juntos num veículo. (Leila Farret da Costa, João Klein Neto, Cézar Zillig, Ursula Pauls e eu). Terminamos o Curso em Dezembro. Da nossa aproximação, Dra. Leila, convidou-me para estabelecer meu Consultório conjunto ao dela. Ela tinha duas salas contíguas no Edifício Brasília, onde mantinha o seu consultório e ao lado, outro para alugar ! Não me alugou, cedeu-me montado, para trabalhar e só dividir valor de condomínio e despesas comuns e salário de secretária ! Ali recebi meus primeiros pacientes de Ginecologia e Obstetrícia ! Ali conheci sua mãe Sra Sônia e sua irmã caçula, Diva. Consultório, muito bem estruturado, detalhes, aprimoramento sempre elegante, como são os traços da “General” ! Vivaz, inteligente, foi-me apresentando para os “convênios” da época, para tornar-se conhecido. Ligou para a cooperativa do Banco do Brasil e pediu ao amigo Jóca para me receber ! Jóca me recebeu educadamente mas disse-me que “já tinha muitos ginecologistas credenciados”...e que não poderia me credenciar...claro que foi um “não” ardido ! Mas eram regras do jogo da época. Anos mais tarde, “Jóca”(aposentado) que havia me convidado, para fazer palestras nos grupos de famílias carentes, (Comitê de Combate à fome do Betinho), encampado pelos funcionários do Banco do Brasil, que contribuíam, fizemos várias palestras nas comunidades, com ajuda da Igreja Católica. Jóca falava de Casamento Cristão...eu falava de anticoncepcionais e controle de natalidade ! Só recebia às Cestas Básicas, quem assistisse nossas palestras. Tendo ficado muito próximo de Joca, um dia ele disparou: Adilson, você sabe que sou Presidente do TTC, (Clube de Blumenau), quero apresentar você lá como sócio ! Eu sorri um pouco... e disparei... “mas cara... lá já tem “Ginecologista” demais...kkkkk... ele retrucou-me ... “por que você diz isto” ? Lembrei-lhe do fato de 1982 na Cooperativa... ele me disse: “ O quêê ? Eu fiz isto... ? Pois vou lhe “colocar como sócio do Clube e pagar sua jóia (taxa de entrada) ! Para me redimir ! Rimos muito ! Eu sou sócio do BVCC , onde participo da prova Meia Maratona ! Sempre estive muito feliz lá ! Embora ultimamente ,não tenho tido tempo de frequentar ! Voltando à “General”, ela sempre abriu-me portas ! Mais tarde, cruzamos caminhos nas enchentes de 1983 e 1984, um trabalho que ela participou de maneira estupenda no Posto de Emergência, na Associação da Cremer, onde seu nome e de outros personagens, ficaram gravados na gratidão da população que ajudaram ! Casos e “causos”. Muitos ! Na minha vida de Cirurgião, foram inúmeras as pacientes que me enviou para cirurgias e pré natal ! Gratidão eterna ! Nos encontramos na Servmed Ocupacional, ela me atualizando nas NRs, regulamentadoras do Ministério do Trabalho e me ensinando os “meandros” médicos e jurídicos de “perícias” ! Atualizadíssima e competente como sempre ! De repente, aposentou-se e passou a dedicar-se aos seus Pais, idosos. Diuturnamente. Nunca deixando À medicina de lado ! Inventou “Coletor de Urina”, com sua peculiar engenhosidade, usando garrafa “pet”, facilitando atendimento aos idosos, acamados. Está no Youtube ! Genialidade característica ! Na Pandemia do Corona Virus, jogou-se de corpo e alma, ajudando a prescrever, diuturnamente e a orientar por telefone, a todos que a procuraram ! Ontem, recebi seu áudio...triste...seu irmão de sangue, com sinais de patologia grave(quimio? Rádio? Cirurgia?) que a deixaram abatida. Trouxe seu irmão, para Blumenau e está neste momento no Hospital, assistindo-o, confortando-o. Um diagnóstico de difícil tratamento...lá está a “General”, dando do seu melhor ! De onde tira tantas forças ? Nossa fé comum em Nossa Senhora Desatadoras de Nós, penso...desata sim...mas parece que a cordinha, faz aparecer novos nós para a General ! Não percamos a Fé ! Querida General, Deus nos dá missões ! Vamos Cumprí-las ! Que sua “corda de nós”, enrijeça sua tenacidade, forjando sua Coragem ! Deus a abençoe e que Ele, conduza seu Irmão, ao melhor dos resultados ! Obrigado por você existir !