domingo, 27 de junho de 2021
Texto do Dr.Adilson - Tailandesa.
- Boa Tarde, “dr” Adilson!
- Sou Tailandesa, estou em Blumenau, soube que o Sr pode me ajudar ! Preciso enviar medicação para minha Mãe, na Tailândia. Preciso de sua orientação ! Uma amiga passou-me seu contato no Facebook !
(Pensei comigo...deve ser estudante de intercâmbio...Rotary ? ) . Como vamos ajudar nisso ? Correios de vários países dificultam entrada de medicação.
- Alô ...você é “P...” ?
- Sim ! Você ligou-me, pedindo ajuda ! Qual seu plano ? Bem, é que minha mãe, vive na Tailândia e a pandemia lá está um caos, preciso enviar medicação para ela, o Sr pode me ajudar a prescrever ?
- Bem preciso de dados de sua mãe... quais comorbidades, que medicações toma, etc etc.
- Ahh “dr” eu lhe informo sim...
Assim fomos conversando e chegamos a bom termo de informações !
- Mas “P...” acho que o Correios não aceita enviar não !
- Aceita “dr” ! Eu já fui me informar, com o atendimento “telemedicina” e receitas a gente manda !
Pensei comigo... esta menina tailandesa intercambista é ousada...e as autoridades tailandesas...o que pode acontecer lá ?
Marcamos encontro, levei orientações e parte da medicação preventiva, pois intercambista geralmente estão sem “grana”, na casa de “pais adotivos” em outros países !
Para surpresa minha, encontro uma senhora jovem,(reside em Blumenau desde 2003) feliz por receber as orientações escritas, e não aceitou à medicação que levei.
-“dr”, eu posso pagar, não preciso da medicação, e também quero lhe pagar !
- “P...” eu não aceito honorários por isto, vou ficar feliz em saber, o final desta história e saber se sua mãe receberá à medicação.
- “dr”, eu preciso “pagar ao Sr”, posso lhe oferecer um jantar ? Eu sou cozinheira de Restaurante Tailandês...quero lhe mandar um jantar !
- Não “P...”, eu não posso aceitar, isto não é troca ! Encabula-me isto !
- “dr”... faço disso um ato de gratidão, aceite por favor !
Gente, eu nunca havia provado refeições tailandesas, fui indelicado com “P...” - Escuta “P...” comida tailandesa é crua do tipo “sushi” ? Eu não gosto ...não quero lhe magoar !
-NÃO “dr” Comida tailandesa não é crua ! Olha vou lhe dar o link do cardápio, o “sr” escolhe ...eu mando !
- Tá bom ! Arranquei o fusca, ela pediu para fazer foto do fusca...a foto foi para família na Tailândia , “selfie” !
- Recebi à noite em casa “o manjar dos deuses”, uma delícia de jantar... virei cliente e propagandista !
- Ontem recebi mensagem: “dr” a medicação preventiva, chegou intacta para minha mãe !
Viva o Correios ! Um abraço à “P... e seu marido “M”.
Restaurante ? “SEGREDOS DA ÁSIA” ! Conhecem ? Maravilha gente ! Blumenau !
sábado, 26 de junho de 2021
Falecimento do Zé Carlos.
Os amigos do CLUBINHO lamentam profundamente o falecimento do nosso querido amigo de infância José Carlos Goncalves da Luz.
domingo, 20 de junho de 2021
Adilson - texto
Pedro Kuhl...
Conheci “Sêo” Pedro,uns 70 anos ou mais, vendendo trimania, num banco de madeira, defronte à lanchonete Sônia, na rua Floriano Peixoto, esquina com a Sete de Setembro !
Aquele sorriso alegre, brincalhão, pitava seu cigarrinho, mas escondia atrás, para “não atrapalhar ao cliente. Irritava-se com motoristas jovens, com som alto, estas músicas e caixas de som que vibram tudo, ele virava-se para o motorista e mostrava o dedo indicador, quase fechando com o polegar e bradava: “você é pitoco né ? “Só pode ser pinto pequeno, prá ter que fazer este tipo de propaganda, né “dr” ? - É “sêo Pedro” ! ( Nunca ousei discordar ! ) “Pitocos mesmo” !
Contava ter sido colaborador das Lojas Probst, onde se aposentou... “sabe né “dr”, a “mixaria” de aposentadoria, não dá para comprar meus “CDs” de “bang-bang”, filmes de faroeste que adorava e curtia muito. Adorava falar em John Wayne, Burt Lancaster, Randof Scott, discorrer sobre filmes de cowboys e índios. Falávamos de “gibis”, pegadinhas como: “como era o nome do cachorro do Fantasma ? “Capeto” ! Como era o nome da noiva do Fantasma ? “Narda” ! “Huguinho, Zezinho e Luizinho...qual gibi ? “Pato Donald” ! Quem tinha a moedinha Nr 1 ? Tio Patinhas ! Quem era o primo do Donald, esnobe ? “Gastão” ! No filme “Fugindo do Inferno”, que era o motociclista ? “Steve Mcqueen” !
Como era o nome do amigo índio do Zorro ? “Tonto”, como era o nome do cavalo do Tonto ? “Escoteiro” !
Como era o nome do amigo marciano, do Bolinha, que tinha cinto voador ? “Nino” !
Dr Adilson, este presente é para você, o livro “História do Padre Pio” ! Leia, tem algo a ver com você !
- Pensei que o Sr fosse Luterano !
- Sou de toda religião que Tem Deus !
- 0brigado amigo, vou ler sim ! Assim conheci “Padre Pio”, canonizado e tornado Santo por João Paulo II ! Possui seu santuário em “San Giovanii Rotondo”, na Itália e recebe peregrinos do mundo todo, construiu um hospital no meio do “nada”, com especialidades e voluntários do mundo todo ! Há filmes sobre sua história e memoráveis feitos, considerados fenômenos. Possuía estigma nas palmas das mãos, como os ferimentos de Cristo na Cruz. Ele recebeu Karol Woytilla ainda seminarista e previu: “você será Papa !”. Assim no “alemão avermelhado da face” de Pedro Kuhl, fumante inveterado, fiz um amigo por mais de 7 anos. Mudou seu lugar de vendas, para esquina da rua Floriano Peixoto com a XV de Novembro, ao lado da “moça que vende xurros”, só trabalhava 6ª feira e sábado, “tem mais movimento “dr”, resto da semana fico vendo os “CDs” de faroeste e filmes antigos que compro nas Lojas Americanas ! É suficiente para curtir à vida ! Vivia com um filho adolescente, depois adulto ! Não gostava muito de falar de um casamento que não dera certo ! Nos encontrávamos aos sábados, comprava o bilhete da Trimania eu brincava: “Se Padre Pio nos ajudar a ganhar, vou levar o Sr no Santuário dele !” . Não “dr”, preciso arrumar meus dentes antes ! “E Padre Pio não ajuda assim, bilhetes de loteria ele não benze ! Melhor não pedir pra ele “! Fato curioso descrito no livro... ríamos muito ! Na pandemia ele sumiu...soube por colegas que tinha receio de se contaminar ! Outro dia, perguntei à “moça dos churros”. Cadê Sêo Pedro ? - Olha “dr”, ele faleceu ! Levei um “choque”... o que aconteceu ? Encontraram-no morto no leito, “morreu dormindo”, parece que foi o Coração !
Neste dia de sábado, caminhava com o Amigo Zé Pfau...foi um resto de caminhada triste, lembrando causos e fatos que tive com o nobre Amigo. Manuseio ao livro do Padre Pio. Hora de reler !
Lembrei do grito do Zorro: “Aiooooo Sillllver”, fazendo o cavalo “Silver” empinar ! Amigo “Sêo Pedro” ! Esta é minha homenagem, você deixou muita saudade ! Que você tenha encontrado Padre Pio e desfrute de grande Amizade !
sábado, 19 de junho de 2021
texto Dr. Adilson Tadeu Machado
“Cinco costureiras...”
Meio da tarde, sexta-feira, ambulatório de Medicina Ocupacional... na rotina dos questionários de exames periódicos... recebo cinco senhoras aposentadas, todas acima de 60 anos, todas trabalhando...
- “Dr” – melhor trabalhar do que ficar em casa, né ?
- Com certeza Dona Tereza ! Mas em casa, não sobra tempo prá namorar ?
- Ahh “Dr” – estou muito chateada ! Eu não tenho marido, tô procurando um !
- E onde a Sra procura ?
- Nos “bailão” da Terceira Idade da Prefeitura “Dr”” !
- Hmmmm !
- Tô muito chateada “Dr” ! Este diacho de pandemia, acabou com minhas procuras !
- Calma, Dona Tereza ! Estes tempos vão voltar ! Pense pelo lado positivo ! Se tem uma turma dos “bailarinos” que partiu para o céu, vão sobrar os “sarados”, vacinados, renovados ! Vão dançar muito mais ... para celebrar a vida, né ?
- Ahh “Dr”, tomara que seu pensamento esteja certo ! Tomara que não demore muito... não tenho muito tempo mais !
- Calma Dona Tereza ! Vai dar tudo certo ! Aqui ou no Céu, com certeza terá “Bailão” !- Credo “Dr” ! No Céu não... eu não tô com pressa ! Prefiro os “bailão” daqui !
- Com Certeza ! A Sra já foi vacinada ?
- Não ainda “Dr”... mas acho que logo chega minha vez ! Quero muito mais “bailão” !
- Sim é o “bailão” da vida ! Parabéns pela alegria !
Continuemos, há tempo para “bailão” ! Enquanto isto, Ivermectina, Hidroxicloroquina, Zinco e Vitamina D e exercício físico, dançando nos “bailão” !
sábado, 12 de junho de 2021
sexta-feira, 4 de junho de 2021
Coroa irreverente - texto do Dr. Adilson
“Clubinho... Corôa Irreverente”
Dezembro de 1979, pouco depois do Natal, vim apresentar-me no 23º BI – Blumenau. 1° Tenente Médico, encontrava-me no período de “Trânsito”. Terminara o Curso de Oficial Médico na Escola de Saúde do Exército – Rio de Janeiro. Minha nova unidade em Blumenau, encontrava-se sem “médico de carreira militar”, o Oficial médico R/2 Temporário, estava deixando ao serviço ativo em próximos 2 dias. O Comandante da época Ten Cel Inf QEMA, Hipólito Vijande Bermudez, solicitou-me que permanecesse na unidade, prestando serviço, uma vez que não poderia à unidade militar ficar sem médico ! Ofertou-nos trocar o período de 20 dias de trânsito, para no futuro compensar. Ficamos na nova missão e nunca pedimos compensação ! Questão de Dever de Ofício. Blumenau, nova unidade, nova guarnição, desconhecido no meio civil e médico. Aos poucos aproximando-se. Corpo médico aguerrido, outras épocas. Conheci no Departamento de Desporto da CME de Blumenau, o atleta campeão Rubens (campeão dos jogos abertos em arremesso de discos). “Rubão”, (In memorian) muito querido por todos, fazia treinamento físico e treinava interessados na Academia do CME no Ginásio Galegão. Nos finais de tarde, praticávamos musculação e corrida com Rubão. Conheci então o colega João Klein Neto, Endocrinologista e Médico do Ambulatório da TEKA. Aproximamo-nos pelo esporte e para uma amizade até seu falecimento trágico. João era atleta múltiplo. Musculação, Surf, Tênis e Futebol. Isto nos aproximou e assim me levou para o CLUBINHO. Integrado por amigos de infância de Blumenau, fundado em 1979. Todas as terça-feiras, jogando vôlei; futebol de salão; basquete,;futebol “soçaite”; bocha... enfim a modalidade que o “sócio do dia – pagador do aluguel da cancha e jantar escolhia. Estamos convivendo há 41anos, hoje jantares e convivência de debates acalorados, torcidas futebol, tênis, política... tudo registrado em ata. Na Pandemia, continuamos com LIVE, agora um pouco “adormecidos”. Alguns já partiram...criaram asas e foram-se para o CÉU, todos “anjos” com certeza. Tivemos campo de futebol. Nosso estádio era o do “ESTRÊLA VERMELHA”, ali perto do recanto Refúgio, estrada para Guabiruba. Tínhamos iluminação, vestiário e arquibancadas. Resolvemos vender ao dono antigo e voltamos para aluguel de quadras. Menor custo. Num destes velórios de “anjos”, tivemos problemas com a partilha de valor, da Corôa de Flores. Alguns não pagaram ao Tesoureiro. Sempre os mesmos. Então alguém sugeriu que em caso de velório, o Clubinho tivesse uma corôa de flores de plástico, retornável. Bastaria um polimento rápido, faria presença do velório e depois passaria para o novo “Guardião”, sempre o mais velho da turma, porque “está mais perto do bico-do-corvo”. Assim hoje, quando alguém adoece, recebe o recado: “Melhore aí... porque o Guardião já está providenciando polimento da corôa”. É este o remédio para levantar “o moral”, do doente para que trate de melhorar logo ! A “corôa” nunca vimos... mas a “figura” criada, tem sido o argumento frenético para recuperação de todos. Ninguém quer ser o próximo Guardião ! O “time de anjos” que já subiu, tá sempre precisando de atletas... ninguém quer ser o próximo escalado ! Grande abraço aos CLUBISTAS ! O Guardião !
Assinar:
Postagens (Atom)