quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

FUSCA PFAU

Maravilhoso texto do amigo TONI > EM 2010 O ZÉ PFAU GANHOU SEU MELHOR E TRABALHOSO PRESENTE...UM QUEBRA CABEÇA DE CENTENAS DE PEÇAS... pedestrianistas regulares desde 2005, o Zé e eu vivíamos a comentar histórias envolvendo fuscas o que era recorrente na nossa geração...eu ganhei um zero em 1971 placa AD 4089 quando cursava faculdade em Curitiba...eu `tocavalopaunobicho´...tudo o que existia de acessório eu coloquei..desde banco reclinado (muito apropriado a época) à carburação...o bichinho ia no VDO na reta do Sinuelo....bem...deixemos o meu pra lá.... QUANDO COMEÇOU.. num belo e ensolarado dia chega o Guilherme (filho mais novo do Zé) com uma carcaça de fusca que havia sido arrastado de Florianópolis...veio no freio de mão se esquivando nos acostamentos quando não conseguia segurar...numa loucura que só na juventude se encara...o `Gui´ sabe tudo de mecânica...um gênio na matéria..! por mais apaixonado que fosse por fusca o estado do paciente era periclitante...ABSOLUTAMENTE TUDO A SER RESTAURADO...a cada detalhe/exame uma surpresa assustadora : uma missão hercúlea...rsrrsrsrsrsrs nem sei quantas vezes fomos a Indaial/Pomerode/ferros velhos/sucatas/latoeiros/mecânicos/eletricistas/exposições...enfim,mágicos e mães de santo.....cada amigo que encontrava algo que pudesse compor a obra nos indicava o caminho...o Zé acordava e dormia o fusca... nas caminhadas o assunto era : `acho que sei onde encontrar a rebimbola da parafuseta´ e por aí afora...quase um ano e meio para a gestação do fusquinha ..a parte mais angustiante foi a restauração da lataria/funilaria ...um verdadeiro calvário...o cara não sabia a diferença entre REFORMA E RESTAURO !.... quando a data do nascimento era marcada, surgia um adiamento por algum motivo que era incontornável...era fascinante !! EM 15 DE JUNHO DE 2011, O TETÉIA FINALMENTE FICOU PRONTO (MUSICA DO R.C.).... BEM...NÃO COMPLETAMENTE..!....muita coisa foi incrementada depois disso... o fato de ter sido praticamente feito do zero, o fez especialmente querido e amado.... para o filho do Sr. Osmênio que deu tudo para o filho menos uma bicicleta (inacreditável), o Zé estava com suas pontes de safena aos 61 anos se sentindo de volta aos anos dourados...de certa maneira eu também... VIVA O ZÉ COM SEU FUSCA 74, 5 FUROS.....!