domingo, 22 de outubro de 2023

Texto do Dr. Adilson Tadeu Machado

ODISSÉIA II...Pomerode!
Correr na prova de 6 K , Meia Maratona de Pomerode , é um feito...corredores de trajes típicos, do Brasil e Exterior...bandinhas, cachorro quente alemão, chopp...muita música, torcida ao longo da pista incentivando...tudo que a gente “gosta e curte” ...gente muito hospitaleira e bonita por natureza ! - Mano, (Luciano Bernardi , o melhor mecânico de carros, etc de “Gaxpar”, conhecido por LUCKY) você vai correr a “de Pomerode” ? (Sortudo no apelido ) - Mano Lucky, tô inscrito, faz 6 meses que me inscrevi, mas arranjaram um “Encontro Sul Americano” lá em Floripa, de manhã e com “festive board”, tenho que ir lá prestigiar, vou tentar sair do almoço mais cedo, só comer carbohidrato e tentar chegar, a largada é as 17:30 horas. - E o Kit de corrida, como tu vai pegar ? - Ainda não sei... - Pois tu me assinas, a autorização eu pego prá ti, meu filho vai correr a de 21 K. -Ótimo Lucky, daí tu perguntas se eu não chegar em tempo, se posso correr na de 21 K, com chip de 6 K, porque daí corro os 6 K , na prova de 21 ... - Vou perguntar ! - “nón pode moço” – “cada coridón com seu chip”, mano Adilson foi o que loira me respondeu aqui. - Tá bom Lucky ! - Ela disse que arranja chip de 21 K se tu não chegar em tempo da 6 K, tu corres 6 lá, recebe medalha mas o tempo não computa ! - Certo, sem problema Lucky, só quero fazer a prova, o Professor João da Academia FitRacer, diz que o que importa é a prova... não a medalha, computa ou sem... (estufei o peito, todo vaidoso). - Si tu não queres a medalha, então dá pra mim ? - NÃO, eu vou correr Lucky ! - Mano Adilson, olhei o Kit, a camiseta é linda ! Tu vendes ? - Não, compre aí para você ! - Ela disse que “nón”, só para inscrito na “coridón” ! Saí de carona de Florianópolis, logo depois do Almoço, Jean Carlo Michel, “táca-le o pau Michel”, (botámo no wase), estimativa chegar 16:30 Blumenau, trocar de roupa rapidinho, pegar o fusca e chegar em Pomerode antes largada ! Um trânsito danado, passamos na casa do Lucky em “Gaxparr”...pegamos o Kit, ele queria puxar conversa, - Não Lucky...tô em cima do laço hômi , tchau e obrigado, já vim tomando uns goles do energético. - Mano Adilson, temos outro problema...(Michel)... - Qual ? - Blumenau começou desfile da Oktoberfest às 16 horas, como passaremos para chegar na tua casa ? - (Pensando)...anel viário Norte, me deixa no Castelinho da Havan...dali vou a pé (terno e gravata, pasta zero zero sete) - Como vai atravessar à quinze com desfile Adilson? Tá tudo gradeado, prá segurar ao povo... - Não sei, ainda...mas Providência vai cuidar ... Saltei no carro às pressas, larguei o copo de energético pela metade, no reciclado da Havan, e saí correndo de terno e gravata e pasta zero zero sete ! Pela calçada, cheio de turista de chapéu de oktoberfest e copo de chopp --- hei hei zig zág zig zág...eu respondia zig zág zig zág e fui ziguezagueando até na frente do triste Esqueleto do Grande Hotel, ...só ali a Providência, sem gradeado, deixou-me passar, no meio dos foliões em desfile...esquisito, terno e gravata e correndo...ouvi alguém berrando no meio da música ...”Cóoorrre Dr Adilson...o bebê tá nascendo ...” (Que coisa...não me dão folga, já me aposentei como obstetra faz 8 anos...o caras não me largam). Cheguei em casa, arranquei o terno, coloquei o “shortinho apertado, “Não posso errar de novo e a posição...lembrei disso na estrada já...” coloquei chip na camiseta, 4 grampos minúsculos, aqueles de fralda...short largo por cima, o “samba canção”, tênis, passo mão no Kit...MEU DEUS, cadê o celular ? Acho que perdi...agora vou sem celular...(tava no carro do Michel...só peguei hoje...graças a Deus !) Desço, pégo ao fusca na garagem... tráfego no Morro da companhia, um bando de turistas indo prá Oktoberfest, lentidão, olho no relógio 17:05...seja o que Deus Quiser ! Lentidão na Almirante, na Marechal Deodoro, tanta rótula e tanto cara “gentil”...nas faixas, meu Deus...córre...na BR 470, os caras tão trabalhando no sábado, na chuva para duplicar...hoje ? Cheguei no trevo de Pomerode...17:25... (talvez atrasem à largada, afinal sou do Pelotão Rosa, (Será que é pelo Outubro Rosa ? Sei lá, talvez pelo meu tempo de corrida classificatória, na minha idade...então deve ter uns velhotes no “Rosa”, tomara que tenham artrite e atrasem à largada... Chego na Rótula com Bandeiras, em Pomerode, pouco depois da Kyly, o guarda não me deixa passar... - Tem corrida moço... pegue o desvio ali ! - Não Sêo guarda...eu sou corredor ! - Vai correr de fusca, Sr ? - Não cara...eu tô atrasado...tenho que passar no portal para leitura do chip... - De fusca, não passa ! Estacionei o fusca, botei a trava anti-roubo, sei lá ...já tentaram levar duas vezes...e “alemón” ama fusca, saí em disparada...creio que uns 800 metros, enfiei-me na turma de corredores que já tinham dado a primeira volta...cheguei no Portal Eletrônico...o cara táva enrolando os cabos na mão e desligando...expliquei, chorei, implorei ... - Não...tá no regulamento, agora só ano que vem ! Olhou para o relógio...são 17:55 , 35 minutos atrasados...! - Não – vou correr agora, olhei para o fiscal ao lado, você tem rádio aí, olha o meu número sou 3471 – Adilson, avisa que vou correr sem “computar”...e me mandei, todo fiscal que passei, avisei que o “último tava na pista correndo e apelei...sou “médico, acima de 70, respeitem o idoso”...todos pelo rádio foram avisando, não demorou muito chegou um batedor de motocicleta... pensei : Tô frito... vão me interditar à corrida.. - Doutor Adilson, vim acompanhar o Senhor ! A fiscalização da Prova, mandou... - Viva ! Obrigado!” Corri com “batedor” luzes piscando...postos de hidratação me esperando, dando água e aplaudindo...glória à Providência do Grande Arquiteto, nunca tinha corrido com batedor...o cara parava aos carros em todos os cruzamentos...e eu passava...glória! Na volta atrás da Prefeitura alcancei à ultima retardatária da prova... - Vamos Môça ! Berrei ... - Vamos...mas tô exausta ! - Passamos por ela...subimos aquela ladeira “desgraçada” para chegada no Portal e nos Pavilhões da Festa Pomerana...o povo berrando “vai doutor”...nossa que Emoção...aplausos para mim ou ao batedor ? Não computou o tempo, meu relógio marcou 51 minutos de prova, para eles não valeu...mas para mim, a sim...maravilha né ? Último ? Não Penúltimo...água, Gatorade, banana e laranja... ah...e a medalha ! EIN PROSIT ! “POMERÔDA” ! 21 DE OUTUBRO 2023 !