domingo, 12 de julho de 2020

Dr, Adilson na Vila Germanica.....

..Numa tarde de frio por Blumenau...11/07/2020. Reuni meu material, receituário, carimbo, máscara, luvas, jaleco, álcool em gel, Viseira Face Shield, etc. Estacionei meu “fusca companheiro ano 1975, herança de meu velho pai Edison, tropeiro de tantas cavalgadas” Fiz o reconhecimento do terreno, na porta do Posto – Ambulatório montado na Vila Germânica... pouco movimento. Na calçada, um sol de inverno...mas o prédio sem marquise... vi na previsão que choveria perto das 19:00 horas... pensei... vai dar tempo! Precisava de uma mesa e duas cadeiras, estive no meu local preferido, falei com o Garçom Renato, velho conhecido de quando plantamos lá o Ipê Amarelo, no Lançamento da Cerveja Ipê Amarelo, há 5 anos. Hoje bela árvore florindo no pequeno jardim daquele restaurante da Bier ! Expliquei porque precisava da mesa e cadeira, ele passou-me o telefone do Ulysses. Acaba de sair do restaurante, e pelo andar da carruagem, fôra descansar ! Não ouviu meu chamado. Agradeci e dirigí-me à Sorveteria da Vila e falei com Mateus e Edemir Gomes, que gostaria de alugar uma mesa com duas cadeiras. Expliquei minhas razões, Edemir prontificou-se a dispor os móveis. Gentilmente, fez com que seu filho Mateus, atendesse meu pedido e ajudasse -me a levar os móveis até a calçada ensolarada ! Mas enfatizou... “Doutor”, fecho às 21 horas, não deixe os móveis lá ! Claro Sr Edemir ! Trarei com certeza. Meu “expediente” lá deve fechar às 19:00 horas. Quando devolvi, nada me cobrou. Chovia cântaros, tomamos uma água mineral. Adilson, Maurício Keppen, Maristela Keppen e Alcione Klein. Defronte à parede da Vila Germânica, naquele Setor que ficam os brinquedos da Centopéia, na rua Humberto de campos, do outro lado é o Galegão nosso Ginásio de Esportes, montei os móveis (são modulados e práticos). Coloquei meus apetrechos, de “Dr”, vestindo um jaleco branco. Não demorou muito fui interpelado ? É aqui que faz teste de Covid ? – Não Senhor ! A consulta e teste são feitos aí no Pavilhão com os Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Estou aqui divulgando que acredito no tratamento preventivo com Ivermectina, Hidroxicloroquina e Azitromicina. Caso queira uma receita posso fazer, de Ivermectina, após sua consulta no Pavilhão. E assim prosseguimos das 16:45 até às 18:45 horas. Alguns já estavam tomando, e questionaram suas dúvidas, procurei ajudar no que podia ! Cêrca de uma hora depois, vieram 3 Senhoras de Branco! Creio que eram Profissionais de Saúde da PMB. Um pouco nervosa, a mais alta, educada, interpelou-me: O que o Sr está fazendo aqui ? O Sr não pode ficar aqui ! Senhora eu sou médico, acredito no tratamento preventivo para COVID, estou tentando orientar quem quiser me ouvir. De forma gratuita. Posso ficar aqui sim ! É local público, meus documentos estão sobre a mesa, pode fotografar e registrar ? Ela disse que não fotografaria e regressou rapidamente para o Pavilhão. Havia postado algumas fotos no Facebook, divulgando que já estava lá... e que esperava quem pudesse vir, para divulgar nosso trabalho de Prevenção. Logo depois, um motociclista pára sua moto, e vem sentar-se comigo. Dr Maurício Keppen, meu dentista, meu amigo e de convicções fortes ! Conversávamos sobre o tema. Chegou a Sra. Alcione Kleine, veio nos ajudar. Começa a chover, fomos juntando nossa mesa e papéis...nisso chega uma viatura da Defesa Civil – Uma senhora exclama da viatura ...Hei ! Queremos falar com vocês ! Já estávamos apressando os passos para ir para debaixo da Passarela que une o Galegão ao Pátio da Vila Germânica . Respondi – Sim, sem problemas, vamos lá para debaixo da Passarela, fugir da chuva ! Eles vieram: Soldado Boeno, Vigilantes Sanitários Fabiana Cristina Ramos e Ana Carolina dos Santos. De forma muito educada, nos questionaram o que fazíamos ali. Respondi e expliquei do meu protesto, porque acredito em tratamento Profilático Prévio para Covid, que atenue sintomas e possa diminuir internações em UTI. Todos os fiscais ouviram-me educadamente. Soldado Bueno – se expressou: Capitão Adilson, o Coronel Menestrina, solicita que o Sr. suspenda esta atividade e lhe passará o telefone do Sr Secretário da Saúde, para conversar de “médico para médico”, para que verifique, como o Sr consegue uma Licença ou Alvará para poder atender aqui em público. Sem Problemas – Agradeço, faremos o contato sim ! Neste ínterim, chegava ao nosso Grupo, o Amigo Edson Trierweiler, empresário local juntando-se a nossa voz. Já escuro, chovendo, faltando pouco para 19 horas, chega correndo, minha parceira de “Corridas de rua”, a advogada Maristela Keppen. Junta-se a nós e conciliatoriamente todos nos despedimos, o Soldado Boeno, educadamente rendeu-me uma continência, fiquei muito honrado e respondi. Vocês não imaginam como é receber uma continência, nosso coração de veterano acelera com este sinal de respeito ! As senhoras ou senhoritas Vigilantes, rimos, nos despedimos com toques de cotovelos. Todos estávamos de máscara e com distanciamento. Nos revelaram que estão 24 horas, no trabalho de fiscalização das pessoas que possam estar colocando em risco mais blumenauenses ! Minha continência ao Coronel Menestrina, por equipe tão educada e cortês. Agora...fico pensando, quando sou médico na canôa no rio Paraguai, se tenho remédio dou ao ribeirinho, prescrevo se tenho receituário, não me pedem licença ou alvará. Quando fiz atendimentos em domicílio, como médico militar e mesmo médico civil, vendo os pacientes em suas casas, não precisava levar o alvará comigo ! Será que o código de posturas aqui exige isto ? Nunca ninguém me pediu ? E se a gente quisesse entrar no pavilhão e receitasse lá, para os pacientes que quisessem a receita ? Lá, já deve ter alvará nas paredes, como lá não entrei, não sei ! Pensei, se entrar lá... posso ser interpretado como arrogante ou petulante ! Eu só queria ser ouvido, como nas duas vezes que tentei, não me ouviram...creio que o protesto de hoje, mostra uma parcela de médicos , que julgam poder somar esforços e tentar diminuir o número de pacientes que vão para UTI. Nós acreditamos nisso ! Amanhã, domingo, vou tentar falar com Dr Secretário. Recebi o número do telefone. Soldado Boeno recebeu do Coronel Menestrina no celular e me repassou. Domingo para mim é mais fácil ! Quem sabe nós dois, nos conhecendo, olhos nos olhos, não como adversários, mas como conciliadores livres e de bons costumes? Agradeço a todos meus amigos do Facebook, que acreditam que o diálogo em favor da vida, pode ter caminhos alternativos. Meu respeito a todos que divergem. Uma boa noite, com meu abraço Cordial ! P/S. Disse à colaboradora Alcione Kleine, dona de casa , que sua ajuda sempre será benvinda. Mas sem posição partidária. Ela é uma admirável pessoa, juntamente com a família de corredores – atletas. Seu Marido, 2º Tenente Kleine,(Mário Julio) no meu querido 23 BI, fez o primeiro levantamento de ruas, auxiliado pelos bravos soldados do seu Pelotão de Transporte, do qual era o comandante. Levantamento com quotas do nível do rio, na enchente de 1983. Um trabalho primoroso,rua após rua, que iniciou o estudo preventivo de enchentes, com leituras do nível do rio e poder avisar famílias quais ruas são atingidas mais cedo e poderem mobilizar-se protegendo seu patrimônio do Lar de cada um. Desta nossa mobilização, nasceu a Defesa Civil, Primeiro Secretário foi Coronel Antônio Bascherotto Barreto,Ex comandante do 23º BI, merecia este sim, um monumento, Cidadão Blumenauense Honorário, título que recebeu pela Câmara de Vereadores à revelia do Prefeito da época. Convidado mais tarde pelo novo Prefeito Wilson Kleinubing, criando-se a segunda ou primeira Secretaria de Defesa Civil do Brasil, que tantos trabalhos louváveis nos prestam e que hoje nosso honrado Coronel Menestrina conduz com maestria seus comandados ! Menestrina foi nosso Aspirante R2, no 23.BI , depois ingressou na Academia da Polícia Militar e tornou-se o Cidadão Extraordinário dos Bombeiros Militares. Minha continência ...aqui do tôpo dos 71 anos. Velhos camaradas e com respeito ! Hidoxicloroquina, Azitromicina e Ivermectina ! Em Blumenau, 22:40 horas, roncam os trovões lá fora...vem chuva !
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Assisti hoje à Live da PMB, gráficos e elaborações muito bem produzidos. O esfôrço do nosso Govêrno Municipal em ser transparente. Percebemos a preocupação. O Sr Prefeito tem um currículo irretocável, possui uma equipe exemplar de trabalho, temos profunda admiração ! Blumenau é considerado um centro diferenciado em Saúde. Nossos hospitais são pioneiros em Transplantes e tantos tratamentos de alta complexidade. Tenho parentes idosos e cadeirantes, todos são muito bem atendidos pelo posto de saúde. Claro, as opiniões divergem, fui médico da Secretaria de Saúde, mesmo com recursos excassos, sobrevivemos. Não conseguimos agradar a todos. Sr Mário Hildebrandt, é um homem de bem e procura indicar suas Secretarias Subordinadas com responsabilidade. Mas pensem em trazer a medicação preventiva, não espere elaborados trabalhos da "CIÊNCIA" Aí eu me pergunto...temos a chance de implementar o Tratamento Preventivo e Precoce com Hidroxicloroquina, Azitromicina, Ivermectina, seguindo o exemplo da UNIMED DE BELÉM DO PARÁ. (Live do Alexandre Garcia). O relato da médica da Unimed, que faz as compras da medicação, informou por gráficos que em UMA SEMANA, com a distribuição dos Kits zeraram as internações novas de UTI. Será que Belém do Pará fica no Planeta Plutão ! Podemos ter a chance de tentar ? Por que a PMB, não concorda ? Quando Flemming usou a penicilina... tinha estudos randomizados? Prévios... publicados em ABSOLUTOS ÍNDICES DA CIÊNCIA. Quando Dr Motta nas enchentes de 1983 e 1984 no Hospital Santa Isabel e seus colegas médicos, usaram Penicilina para prevenir leptospirose em casos de sintomas iniciais, ficaram com mêdo de choque anafilático ? Perguntem ao Dr Walmore P. Siqueira. Ao Dr Newton José Martins Mota... se diminuíram a chegada de novos casos Leptospirose nos hospitais ! Não mude sua excelente equipe de trabalho, mude um pouquinho a forma de pensar. Meu abraço fraterno !