domingo, 26 de julho de 2020

Texto do Dr. Adilson - na pandemia.

Bom Dia meu Amigo “Árvore de Pequeno Castelo”! ...6ª feira cedinho... no trabalho toca o celular, vi o número...não cadastrado...será que atendo ? Olho a bandeja de prontuários...estava livre, posso atender...quem sabe dá tempo até o próximo paciente ! Aquela máscara de cirurgia, óculos que embaça com “vapor”, a proteção Face Shield que depois da desinfecção com água, sabão e álcool, passo uma leve camada de detergente comum de lava-louças, o face shield resiste por 3 horas sem embaçar !(artimanha para velho fusca com janelas fechadas dias de chuva). Luvas para proteção que de tanto passar álcool, tem que ficar atento que faz pequenos furos. Difícil manusear ao celular! E assim vamos que vamos !--- Alô – - Pois não !- é o Adilson ? - Aqui é o “árvore de pequeno castelo”- Oi “árvore” ...quase não lhe atendi...não tenho você cadastrado...desculpe !- Olha estou lhe ligando (gaguejava, senti nervosismo) – eu quero lhe pedir desculpas...sabe, ontem num grupo de pessoas eu falei mal de você ! Fiz críticas em sua ausência – (ele parecia sincero – Eu gosto dele) . Ataquei você na sua ausência – Critiquei e peço desculpas , você não estava presente para se defender ! Então estou lhe dizendo isto, antes que chegue por outra pessoa ! --- Sem problemas “árvore do pequeno castelo” – agradeço sua comunicação ! Poderia me ajudar ? – No mesmo grupo que você falou, diga que você se equivocou, pela minha ausência – para o direito de Resposta ! E que já me ligou ! - Olha Adilson, eu já fiz isto ! Mas quero lhe dizer que como sou filho de militar (falecido) e meu padrasto também é militar, conheço bem às leis militares, e no seu apelo de Guerra você diz que é reservista R/1 e que apela para ser reintegrado, isto é uma inverdade ! E tem mais...você infringiu o artigo...da Lei...inciso “?” por atender em calçada ...(acho que é código de posturas...sei lá !) nem pude anotar. Ouvi em silêncio... atentamente, começava o dia...respirando fundo...quando ele terminou...(tava ligando para se desculpar? (Ué com a espada na mão ? Então o talabarte não cobria o cabo da espada...estava me atacando ).“Árvore de Pequeno Castelo”...olha não tenho muito tempo aqui...no trabalho é complicado. Mas você dá-me direito à réplica ? Claro ! (Continuava tenso e gaguejava, não é muito comum nisso com ele. Pensei, o remorso remoeu meu amigo esta noite...) - Recomendo dar um “passar de olhos”, no livro de Jorge Caldeira “MAUÁ – Empresário do Império” – Em tempos de Guerra , vários militares já na reserva e mesmo estando atuando como civis, já com “idade avançada” retornaram à ativa em campanhas memoráveis ...nem vou falar no Caxias, pensei ...eu sou um "bufão genocida" ( qual será minha categoria...depois pergunto para ele...tanta leitura e sapiência tradicional por ser filho de militar...foi a primeira vez que me chamaram de “reformado”) (Caramba com esta idade já sou “reformado?” Eu nem tinha percebido ...ou não atualizaram à pasta? – Lá na minha pasta militar, no arquivo do 23º BI, onde compareço periodicamente, anexar documentos está escrito Cap Med R1 -). - Olha Adilson! – Calma “árvore de pequeno castelo” – Estou na réplica...você falou eu ouvi, agora ouça-me ! Pensei que você havia ligado para desculpar-se...não sei bem o que disse lá...e o que não disse...mas olha, naquele grupo lá, lembro que tem um “código de ética” que diz que você tem que avisar antes de falar... e não depois... então, não é ? Eu sei que o Comandante das Forças Armadas, por dispositivo de lei, não pode reintegrar-me na ativa, não estamos em “estado de guerra” declarada, meu apelo foi “figurado” ! Mas vamos ficar por aqui ! Quero-lhe bem, continuemos fraternos e nos embates de filosofia, que praticamos lá, continuemos bem, certo ? – Quando acabar a pandemia, voltaremos aos estudos e poderemos nos abraçar ! Tenho certeza que na próxima vez você ligará antes...nem vou me importar que você não leu o “código” para ligar antes, cometeu infração (ein ?) Dá uma lida lá ! Meu abraço, até breve ! E assim seguimos à jornada de 6ª feira...gosto de árvores, o ipê é minha preferida...mas tem quem não gosta...vê sujeira nas flores caídas...eu vejo tapetes...ahh claro, deve ser olhos de “reformado” ! Isto é bom ...ou ruim ? Bom dia para todas às árvores, pequenas ou grandes...todo castelo deve ter ! Blumenau na madrugada, passando das duas da manhã...silêncio...sem ronco de sirenes ! Senhor! Reis dos Reis - Senhor dos Senhores - permita momentos de trégua aos colegas e colaboradores nos Hospitais !