terça-feira, 4 de agosto de 2020

texto ADILSON de 1º de agosto de 2020.

Dr. Adilson Tadeu Machado - durante a pandemia. // Senhor ! Fazei de mim um instrumento de vossa Paz . Onde houver ódio, que eu leve o amor. Onde houver ofensa, que eu leve o perdão. Onde houver discórdia, que eu leve a união. Onde houver dúvidas, que eu leve a fé ! Onde houver erro, que eu leve a verdade. Onde houver desespero, que eu leve a esperança. Onde houver tristeza, que eu leve a alegria. Onde houver trevas, que eu leve a luz. Ò mestre, fazei que eu procure mais: Consolar que ser consolado, Compreender do que ser compreendido, Amar, que ser amado, Pois é dando que se recebe. É perdoando que se é perdoado. E é morrendo que se vive para a vida eterna. Glorioso São Francisco, Santo da Simplicidade,Do amor e da alegria. No céu contemplais as perfeições infinitas de Deus. Lançai sobre nós O vosso olhar cheio de bondade. Socorrei-nos em nossas necessidades, espirituais e corporais. Rogais ao nosso Pai e Criador que nos conceda as graças as graças que pedimos por vossa intercessão, vós que fostes tão amigo dele. Inflamai o nosso coração de amor sempre maior a Deus e aos nossos irmãos, principalmente aos mais necessitados. São Francisco de Assis, rogai por nós, Amém. //Recitada à oração... Frei Delvim, com sua voz de barítono, nosso professor de História, na primeira série do ginásio, no antigo Ginásio Vidal Ramos, praça João Costa, Lages SC. Disse : Alunos ! Por conseguinte como vêdes... podeis sentar-vos! (nós todos ficávamos de pé em respeito a todo professor que entrava na sala de aula) . Então num gesto simbólico, retirou seu relógio de bolso, de sua batina marrom de franciscano, segurando pelo cordão, balançou e exclamou : “Olhem a dança das horas...” . Estados Unidos havia feito um “ultimatum” à União Soviética, para retirar de Cuba, os mísseis atômicos apontados, para o Território Americano. Eu tinha 12 anos. Estávamos a poucos instantes para o prazo final ! Temíamos pela Guerra Atômica Mundial, era a Guerra Fria no seu auge ! Foi a primeira vez ,que eu ouvi falar de um “telefone vermelho”, existia entre o gabinete do Presidente dos EUA e da URSS. “Porque eles antes de apertarem, ao botão dos mísseis atômicos, como homens, responsáveis pela humanidade, terão que mediar à Paz, pelo bem da humanidade !” Nos contava o velho mestre. Era um silencio brutal na sala de aula, todos sorvíamos aquilo ! Marcou-me pelo resto de minha vida. Pouco tempo depois, o Serviço de Alto Falante, da Rádio Clube de Lages, instalado na Praça João Costa, em frente à nossa querida Escola, com aquela música clássica do Repórter Esso! Bradava que a URSS, havia retirado aos mísseis atômicos ! Frei Delvim, emocionado cai de joelhos e ora um Pai Nosso fervoroso ! Todos, oramos com ele, pelas faces do Frei Delvim, víamos lágrimas sulcando a face encarquilhada! Hoje, lembrei-me deste fato ! Estamos no limite dos chamados “leitos de guerra de UTI”, pelo nosso Sr Prefeito. Aí eu me pergunto...tem um “telefone vermelho” no gabinete dele ? Temos uma instituição federal, o Sentinela do Vale – que tantas assistências prestou nestes 80 anos à toda nossa comunidade... seria possível instalar um Hospital De Campanha ? Seria possível distribuir a Medicação Precoce e Preventiva? Não posso falar em nome do Exército Brasileiro, nem do Senhor Prefeito ! Com hierarquia invertida pelo nosso STF, o Sr Prefeito, pode ligar...será que o Sentinela do Vale, aceitaria à missão de ajudar ! O que será que falta ? “ Por conseguinte como vêdes... Braços Fortes Mãos Amigas ! Unamo-nos na mesma Fé ! Agradeço fervorosamente, ao Sr Prefeito, aos colegas profissionais de Saúde pelo incansável trabalho até, aqui. Mas não podemos continuar desunidos, sejamos UNIDOS, sem temor ! Olhemos aos municípios que tem, ao longo do Brasil, resultados animadores com medicação preventiva e precoce ! Continuo recitando São Francisco ! Meu querido e saudoso Amigo Eduardo Caminha, Ex Secretário de Saúde Blumenau, recebeu-nos(eu e o amigo José Geraldo Reis Pfau), na casa dele, no seu quintal, á beira do riacho em Florianópolis, (Ratones), oramos juntos no seu oratório, à São Francisco. Plantamos a muda nr 60 do nosso projeto de Ipês. Amigo Caminha, olhe por nós...dá um abraço em São Francisco ! É de Blumenau !