domingo, 20 de dezembro de 2020

Meu “planeta brilhante” !

Vou para a sacada do apartamento, sempre com certo receio, prédio construído há 50 anos...olho o céu noturno, apesar das luzes dos prédios e casas, fico perscrutando, classificando as nuvens...(cúmulus, estrato-cúmulus, nimbus , cirros...etc), olhando estrelas, constelações, identificando planetas, conjunções...constelações...mania que vem desde o colégio ginasial. A saudosa Professôra Sulamita Furtado, usando o livro de Geografia da Segunda Série do Ginásio, creio que o nome do autor era Aroldo de Azevedo, trouxe-me este gosto. Na década de 1960, em Lages, os ares não eram tão poluídos e os céus à noite, sempre me deslumbraram, identificando estrelas, constelações e nebulosas. Ao ficar no Pantanal no Mato Grosso, por 18 meses,(1967-1968) sem energia elétrica, o céu noturno era um deleite. Assim há cerca de um mês, descobri um ponto brilhante no céu, maravilhoso. Aqui de casa, olhando, fica na direção do Portal da Saxônia. Fiquei tão empolgado que chamei o vizinho, Dr Cláudio, dentista renomado, meu amigo e parceiro do Clubinho, para ver . Ele da janela do apartamento dele, também viu, achou bonito, comentou pouco e voltou para ver seu jogo de futebol. Fiquei meio frustrado, pois o brilho era incomum...tão intenso. Tentei falar com meu filho. (estava viajando a trabalho) ..ele tem um programa no Iphone que “mira” para o céu e identifica astros e posições celestes do momento. Instalei o aplicativo no meu Samsung, mas o meu não “mira” e não consigo saber. – “Seu telefone não tem capacidade para instalar este aplicativo. – Mas é novo ! Faz 4 anos que comprei ! – Não dá Pai, sem chance ! Saco isto! Não vou comprar um Iphone ! – Então não vai ver ! – Tá bom, olho, a ôlho nú ! Não dá para discutir tecnologia de celulares ! Liguei para minha Irmã em Floripa... “Cleusa, olha aí da varanda, na direção da “Ilha do Francês”, tem um ponto muito brilhante no céu, muito lindo, veja se localiza ! Ahh...bem eu tô vendo...bonito sim...o céu tá lindo hoje ! Ufa pelo menos ...alguém que goste, pensei ! Olha mano , estou com visitas...aqui mas vou ligar para o Sobrinho, ele tem aquele aplicativo que “mira” para o céu e localiza o “astro”, já saberemos que planeta é ... - plim plim – olho a mensagem – “Tio, pela trajetória aqui, pelo aplicativo, acho que é Marte ! Mas você não consegue ver a olho nú aí ? – Não Tio, no local que moro, tem um prédio que atrapalha do outro lado... entendi !(Marte nunca é brilhante...e o tamanho que visualizo não é o que eu estou vendo) Sempre tem um estorvo. Obrigado, Boa Noite Sobrinho ! Boa Noite Tio ! (O sobrinho é matemático e está sempre resolvendo aquelas infernais fórmulas de Cálculo)...devo ter atrapalhado. Peguei meu celular e bati fotos...saiu tudo borrado...nunca saem corretas estas fotos...havia esquecido, do fato. Depois da trovoada agora à noite, fui olhar da “sacada”...Meu Deus ! Lá estava o “lindo planeta de novo” ! Liguei para o meu filho, ficamos no whatsapp, ele reside num prédio da Vila Nova, no 15º andar - “Danny” mira aí com seu aplicativo ...vê para mim que “astro” é este...blá...blá...ele foi para onde teoricamente poderia visualizar... Pai, aqui está chovendo...e encoberto, mas aí não está chovendo ? Sim Filho, uma leve garôa. Que direção de sua casa, está o astro ? Olha direção Norte, daqui de casa, é como se fosse na direção do morro do Portal da Saxônia. Ele ligou o “aplicativo”...vasculhou e não viu nada ! Pai naquela trajetória ali...neste momento não há referência de ponto brilhante ! Enquanto ele vasculhava...houve um “relâmpago” de trovoada...descobri que meu “lindo planeta” era uma lâmpada de alerta, na ponta da “grua” (guindaste) do prédio em construção...ao lado do Hospital. Aqui em casa, na casa do meu filho...no apartamento de minha filha em Florianópolis...todos a quem eu havia , hoje, chamado para ver o “bendito planeta”...em rede de Whatsapp, não param de rir ! Não achei nenhuma graça !texto do Dr. Adilson Tadeu Machado.